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Pós-graduação da Uned Petrópolis: primeira defesa da turma de 2024 acontece nesta semana

Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2025, 16h59 | Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2025, 17h16 | Acessos: 140

No próximo dia 14 de novembro, o Programa de Pós-Graduação lato sensu em Práticas, Linguagem e Ensino na Educação Básica, do Cefet/RJ Petrópolis, inicia as defesas de conclusão de curso da turma de 2024 com a aluna Thaís Estrella Scherer Latsch.

Intitulado “Percepção do professor a respeito do seu exercício profissional”, o trabalho contou com a orientação dos docentes Paulo Henrique Apipe e Daniela Frey e terá na banca examinadora os professores Ana Clara Frey de S. Thiago (SME/RJ) e Felipe Ferreira (Cefet/RJ).

A defesa acontecerá na sala 102, às 16h.

 

  • Resumo do trabalho

A prática docente é um processo que envolve conhecimentos pedagógicos, habilidades técnicas, sensibilidade e capacidade de adaptação às necessidades dos alunos. O professor exerce um papel central na formação dos estudantes, sendo responsável por promover um ensino ético, reflexivo e crítico, capaz de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade social.

Apesar de sua importância, a profissão enfrenta desafios significativos, como sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento, baixas remunerações, que podem comprometer a qualidade do ensino e a motivação dos docentes. Investigar a percepção dos professores sobre sua prática é essencial para compreender as dificuldades e expectativas que surgem no cotidiano escolar.

A pesquisa é de natureza qualitativa, de intervenção, e utilizou um questionário de perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados demonstram que a valorização da carreira docente, com formação continuada, planejamento adequado e políticas que garantam condições de trabalho dignas, é fundamental para fortalecer a educação como instrumento de transformação social.

Espera-se, desta forma, contribuir para reflexões acerca da valorização da profissão docente e da conscientização do professor a respeito de sua formação e de seu papel na sociedade.

 

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