Estudantes do Cefet/RJ se destacam em mostra científica do Instituto Butantan
Giulia Pedroza, Guilherme Campos, Lucas Pita e Melissa Silvestre, estudantes do curso técnico em Enfermagem do Cefet/RJ Uned Nova Iguaçu, tiveram seu trabalho selecionado entre os dez melhores da 1ª Mostra Científica On-line do Instituto Butantan – categoria ensino médio. As pesquisas foram apresentadas em setembro e a premiação teve o resultado divulgado recentemente, no início do mês de outubro.
O trabalho dos alunos do Cefet/RJ teve como título “Pesquisa acerca do conhecimento dos jovens, nas redes sociais de internet, sobre segurança nas relações sexuais e propagação das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”. A atividade foi orientada pelas professoras Fernanda Velasco, Cristiane Magalhães e Úrsula dos Santos e esteve vinculada ao projeto de extensão “Práticas educativas em saúde para gestantes, nas redes sociais de internet e na Estratégia de Saúde da Família de Corumbá-NI’’.
Como prêmio pelo desempenho na mostra, o Instituto Butantan ofereceu aos estudantes a possibilidade de participação nas atividades da Iniciação Científica Júnior (ICJ) da instituição. De acordo com a docente Fernanda Velasco, o resultado reafirma a excelência do ensino do Cefet/RJ e abre novas portas para esses jovens no caminho do desenvolvimento científico.
– A experiência de iniciação científica no Instituto Butantan é de extrema importância para a formação acadêmica desses estudantes, pois permitirá que eles tenham acesso à pesquisa de base e aos conhecimentos científicos na área da biologia e da saúde ainda no ensino médio. Acreditamos que essa vivência reforçará, para esses jovens, o quanto a ciência e a educação são importantes para o desenvolvimento da sociedade – destacou a docente.
Sobre a Mostra Científica On-line do Instituto Butantan
A 1ª Mostra Científica On-line do Instituto Butantan reuniu 117 pesquisas de alunos dos ensinos médio e fundamental de escolas de todo o país. O evento abordou como tema os “Desafios da saúde pública no século XXI: aspectos biotecnológicos e socioambientais no enfrentamento de doenças”.
O evento é organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) e tem por objetivo estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de inovação sobre temas relacionados à saúde pública e suas tecnologias e ao fazer científico escolar.
Confira os trabalhos premiados no evento.
Redes Sociais