Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Iniciativa do Cefet/RJ é selecionada no projeto Salas Verdes
Início do conteúdo da página

Iniciativa do Cefet/RJ é selecionada no projeto Salas Verdes

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 17h18 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 17h28 | Acessos: 1177

O Cefet/RJ foi uma das 94 instituições selecionadas para integrar o projeto Salas Verdes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que visa incentivar a implantação de centros de educação ambiental em organizações públicas e privadas. A instituição apresentou o projeto do Observatório de Práticas Sustentáveis, da Uned Nova Iguaçu, que tem previsão de inauguração até maio de 2024. O resultado do processo seletivo foi divulgado no início deste mês.

Em conformidade com as diretrizes prioritárias do MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA), as Salas Verdes têm por objetivo principal promover atividades educacionais, socioambientais e culturais, a fim de estimular a discussão crítica e fortalecer as identidades locais e as comunidades do entorno. 

A chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) do Cefet/RJ e coordenadora da Sala Verde, Aline Trigo, explica que, com a inclusão do Cefet/RJ no projeto Salas Verdes, a instituição passa a ter acesso a uma rede de parceiros e experiências para atuação em políticas públicas e iniciativas de educação, além de facilitar as trocas e a divulgação de cursos e iniciativas na área da sustentabilidade.

Segundo a coordenadora, o espaço físico do Observatório de Práticas Sustentáveis da Uned Nova Iguaçu cumpre todos os requisitos do MMA e atenderá a toda a comunidade, oferecendo um ambiente propício para a capacitação, a mobilização e a sensibilização de alunos e servidores. O novo observatório permitirá, por exemplo, a disponibilização de um acervo sobre gestão e educação ambiental, o desenvolvimento de projetos e a realização de eventos como rodas de conversa, oficinas e gincanas em torno da temática ambiental.

Aline explicou também a importância que o observatório terá para a instituição como um todo. “Apesar da sala estar localizada fisicamente na Uned Nova Iguaçu, todas as unidades do Cefet/RJ poderão participar, com ações voltadas à temática ambiental e atividades que promovam a interação entre servidores e alunos, contribuindo para uma formação mais consciente da realidade socioambiental”, destacou a coordenadora.

O projeto Salas Verdes foi relançado pelo MMA em 2023 e não prevê repasse financeiro às instituições selecionadas, sendo a adesão de caráter voluntário, atendidos os requisitos dispostos na chamada pública.

Fim do conteúdo da página