Meninas na Robótica: projeto do Cefet/RJ promove equidade de oportunidades e empoderamento feminino
O mundo celebrou, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, momento que relembra a luta por igualdade, os avanços e as conquistas das mulheres, e reforça as ações futuras em busca por equidade de oportunidades e de acesso. Nessa perspectiva se insere o projeto “Meninas na Robótica”, do Cefet/RJ, que tem como objetivo contribuir para a transformação do cenário majoritariamente masculino no campo das ciências exatas, da tecnologia, das engenharias e da matemática (STEM, do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics).
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho nas áreas STEM e apenas um quinto na área de inteligência artificial, recebendo menos bolsas de pesquisa do que seus colegas do sexo masculino.
Dessa forma, o projeto visa estimular a educação, o ingresso na ciência, a formação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras STEM. O foco são alunas matriculadas no ensino fundamental (8º e 9º anos), no ensino médio e em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação de instituições públicas.
Início e expansão do projeto
O “Meninas na Robótica” teve início em 2015 a partir de um projeto da equipe de robótica Bodetronic, do Cefet/RJ Uned Nova Iguaçu. A iniciativa se expandiu e, atualmente, está presente nas unidades Nova Iguaçu, Petrópolis e Maracanã, tendo sido contemplada, em 2024, pelo edital “Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, da FAPERJ.
Contando também com o apoio do CNPq, o projeto apresenta as áreas STEM de forma lúdica e prática e desenvolve oficinas teórico-práticas sobre conhecimentos básicos de robótica e programação, explorando diferentes temas. As atividades são coordenadas por mulheres que atuam como facilitadoras e multiplicadoras, proporcionando um ambiente confortável para reflexões acerca do empoderamento feminino na ciência.
A professora do Cefet/RJ Uned Petrópolis Laura Assis, coordenadora do projeto, destacou o protagonismo que o “Meninas na Robótica” proporciona para as alunas participantes e a forma lúdica e divertida como as áreas STEM são apresentadas para elas. “Muitas vezes, ensinam às meninas que elas não podem participar ou atuar nessas áreas, e elas não têm oportunidade de conhecê-las. Então, o projeto dá a oportunidade de as meninas conhecerem essas áreas e terem o poder de escolha: se elas querem e se elas se identificam com essas áreas ou não”, frisou.
Impacto do projeto para as alunas bolsistas
Victoria Graziela Cruzado, aluna de Engenharia Mecânica do Cefet/RJ Uned Nova Iguaçu, teve contato com o projeto em 2019 e se tornou bolsista em 2022. Ela já atuou em palestras em escolas públicas, em capacitações e no desenvolvimento de materiais didáticos. “O que mais me marcou foi o crescimento pessoal que vivenciei e a imensa satisfação de ver o impacto positivo do projeto, despertando o interesse pelas áreas tecnológicas”, declarou.
Já Caroline Aguiar, estudante de Engenharia de Controle e Automação da Uned Nova Iguaçu e atual capitã da equipe Bodetronic, afirmou: “o projeto tem sido essencial para meu crescimento técnico, ampliando meu conhecimento em programação e me ajudando a entender melhor meu futuro na área, auxiliando no meu crescimento pessoal”.
A aluna de Engenharia de Computação da Uned Petrópolis Raquel Zilves ressaltou que o mais bonito no projeto não é apenas incluir mais meninas na robótica, mas sim “dar voz, protagonismo e mostrar que somos porta-vozes do conhecimento. É sobre ocupar nosso espaço com confiança e inspirar outras a fazerem o mesmo”.
A estudante Nathalie Coelho, do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações do Cefet/RJ Uned Petrópolis, disse ser gratificante fazer parte de um projeto que dá oportunidade a mulheres e meninas de se inserir em ramos majoritariamente masculinos. “É um projeto que permite conquistar novos espaços e romper barreiras”, destacou.
Também cursando ensino médio integrado em Telecomunicações, mas na Uned Nova Iguaçu, a aluna Melissa Alves afirmou que a participação no projeto é uma experiência desafiadora e enriquecedora, que vai além da sala de aula: “essa oportunidade, vindo de onde eu venho, é transformadora, e espero inspirar outras meninas que, assim como eu, sonham com um futuro brilhante”.
Propostas do projeto para 2025
Em 2025, o “Meninas na Robótica” atuará em três escolas, de três municípios do estado: Duque de Caxias, Petrópolis e Rio de Janeiro, além das unidades do Cefet/RJ, que darão suporte às instituições contempladas em suas cidades.
As escolas, que contam com uma professora bolsista responsável, selecionam estudantes bolsistas. O projeto, então, promove formações para alunas e docentes por meio de encontros (remotos e/ou presenciais) que abordam conteúdos técnicos relacionados aos miniprojetos que serão desenvolvidos.
Formulário de pesquisa
O projeto “Meninas na Robótica” desenvolveu o formulário de pesquisa “A presença feminina no Cefet/RJ e desafios na busca pela igualdade de gênero”, voltado para a comunidade feminina do Cefet/RJ (alunas, professoras, servidoras técnico-administrativas e funcionárias terceirizadas). O objetivo é identificar se essas mulheres percebem eventuais barreiras e/ou estereótipos que possam impactar o desempenho de suas funções sociais no dia a dia. A pesquisa garante a confidencialidade das respostas.
Se você faz parte da comunidade feminina do Cefet/RJ, acesse o formulário e o responda em bit.ly/presenca-feminina-cefet.
Equipe do projeto
O “Meninas na Robótica” é constituído por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, e conta com colaboradores especializados em ciências sociais, gênero, pedagogia e psicologia. A iniciativa busca assegurar uma abordagem sensível e inclusiva, que possibilite uma abordagem completa e integrada, fortalecendo o sucesso e o impacto positivo de suas ações. A equipe executora é constituída pelos seguintes pesquisadores do Cefet/RJ:
- Carla de Oliveira Romão (pesquisadora externa)
- Carmen Lucia Asp de Queiroz (Maracanã)
- Claudio Maia Alves Jose (Petrópolis)
- Cristiano de Souza de Carvalho (Petrópolis)
- Daphne Holzer Velihovetchi (Petrópolis)
- Diego Nunes Brandão (Maracanã)
- Fabricio Lopes e Silva (Nova Iguaçu)
- Kele Teixeira Belloze (Maracanã)
- Laura Silva de Assis (coordenadora – Petrópolis)
- Luciana de Souza Castro (Petrópolis)
- Marcelle Nunes Araújo (Petrópolis)
- Marcia Rodrigues Ferreira Alves e Faria (Petrópolis)
- Rafaelli de Carvalho Coutinho (Nova Iguaçu)
- Thiago de Moura Prego (Nova Iguaçu)
- Ubiratam Carvalho de Paula Junior (pesquisador externo)
Canais:
Meninas na Robótica
Instagram: @meninasnarobotica_cefetrj
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: https://eic.cefet-rj.br/meninasnarobotica
Bodetronic
Instagram: @bodetronic
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