Cefet/RJ participa do Festival da Ciência na Zona Oeste do RJ
No dia 14 de agosto, o Cefet/RJ participou do Festival da Ciência 2026, realizado na Nave do Conhecimento de Campo Grande, localizada no Parque Oeste. Com o tema “Viva Zona Oeste”, o evento reuniu 23 instituições de ensino e pesquisa do estado, com atividades voltadas à ciência, à tecnologia, à inovação e à cultura.
A programação contou com exposições, experiências interativas, mostras e ações de divulgação científica destinadas a diferentes públicos, com destaque para iniciativas relacionadas aos desafios da Zona Oeste.
O estande do Cefet/RJ contou com a participação do projeto “Aprender fazendo: uso da cultura maker como processo de transformação na educação”, da Uned Itaguaí. A iniciativa busca democratizar o acesso às tecnologias digitais e promover a aprendizagem prática como estratégia de transformação da educação.
Também participou da programação o Projeto Odoyá, desenvolvido pelo time Enactus da Unidade Maracanã, com foco na conservação dos recursos hídricos, na educação ambiental e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de baixo custo para o tratamento de água e esgoto em comunidades urbanas e rurais.
Além da participação no estande, estudantes do ensino médio do Cefet/RJ estiveram no evento para conhecer a programação e participar das atividades de divulgação científica, tendo contato com diversos projetos, pesquisas e experiências interativas.

Alunos da Uned Itaguaí apresentaram um mapa grafotátil da Baía de Sepetiba, voltado para pessoas com deficiência visual

Estande do Projeto Odoyá no Festival da Ciência 2026

Redes Sociais