Pesquisa do Cefet/RJ sobre trabalho na indústria alimentícia é premiada pela ABEPRO
A pesquisa intitulada “Renormatização do trabalho na produção de biscoitos em uma indústria alimentícia”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO) do Cefet/RJ, foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria Artigos de Sessões Temáticas do Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). A premiação aconteceu durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) 2024, realizado no Rio Grande do Sul, em outubro.
O estudo tem como objetivo compreender o processo de renormatização da atividade de recheamento de biscoitos em uma fábrica de alimentos localizada no Rio de Janeiro, sob a perspectiva dos trabalhadores. Para isso, analisou as diferenças entre as normas de trabalho prescritas e a execução real das atividades, buscando compreender as motivações por trás dessas variações por meio de entrevistas com os próprios funcionários.
A pesquisa é de autoria de Luiz Phillipe Pessanha, doutor pelo PPPRO e docente da Uned Itaguaí, Roberta Machado, aluna do ensino médio/técnico da Uned Itaguaí, e Pillar Ramos, aluna do Instituto Federal Fluminense (IFF), com orientação do professor do Cefet/RJ Alexandre Castro.
Luiz Phillipe Pessanha recebe o prêmio pela equipe durante o ENEGEP 2024
Redes Sociais