Cefet/RJ tem dois projetos premiados na maior feira de ciências do estado
Projeto desenvolvido na Uned Valença foi o campeão da categoria interdisciplinar da XVIII FECTI
Os projetos “Transformando a xepa: como reduzir o desperdício nas feiras de Valença?”, da Uned Valença, e “Folha Cefet”, da Unidade Maracanã, foram premiados na XVIII Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O evento foi sediado pelo Cefet/RJ Unidade Maracanã, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Da parte do Cefet/RJ, os responsáveis pela organização foram os professores Claudia Barucke, Felipe Amorim e Rodrigo Pimenta, do Departamento de Pesquisa da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DEPEQ/DIPPG). Ao todo, a instituição apresentou 15 projetos, com representação de todas as unidades.
Os dois projetos premiados concorreram na categoria interdisciplinar. O projeto “Transformando a xepa: como reduzir o desperdício nas feiras de Valença?” conquistou o 1º lugar e foi indicado para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O trabalho é desenvolvido pelos estudantes Matheus de Avila, Thiago Cesar, Sarah Gonçalves, Marcelle Suzuki, Joaquim Monção e Daniel Cruz, com orientação da professora Alba Rodrigues e coorientação da docente Carla Praxedes. Já o projeto “Folha Cefet” ficou com a 3ª posição e recebeu indicação para participar da Feira de Ciência e Tecnologia das Nações (FeNaDante). O trabalho é desenvolvido pelos estudantes Mariana Martins, Perola Valente e Roberto Correia, com orientação da professora Andreza Nora.
Projeto “Folha Cefet” também foi premiado durante o evento e participará da FeNaDante
Conforme o professor Felipe Amorim, que esteve na abertura do evento, a feira foi um sucesso e reuniu mais de 150 projetos inovadores. A FECTI contou com a participação de estudantes, professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, apresentando seus trabalhos de destaque nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, com soluções criativas e sustentáveis para problemas contemporâneos. Já a docente Claudia Barucke, que participou do encerramento do evento, agradeceu o apoio de todos os servidores e funcionários que tornaram possível a realização de um evento com grande infraestrutura. “O Cefet/RJ, mais uma vez, afirma-se como um centro de excelência e inovação no cenário educacional brasileiro”, concluiu.
Sobre a FECTI
A FECTI, a maior feira de ciências do estado do Rio de Janeiro, tem sido realizada pela Fundação CECIERJ desde 2005, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. (CNPq/MCTI).
A feira é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes das escolas públicas ou privadas do Rio de Janeiro.
Redes Sociais