Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ conquista 1ª posição no Rio de Janeiro em ranking global de sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ conquista 1ª posição no Rio de Janeiro em ranking global de sustentabilidade

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 19h08 | Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2024, 11h18 | Acessos: 723

O Cefet/RJ conquistou o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior do Rio de Janeiro no UI GreenMetric 2024, um ranking internacional que avalia o compromisso das universidades com ações e políticas de sustentabilidade. O resultado, divulgado em 12 de dezembro, posicionou o Cefet/RJ no 14º lugar, entre as 47 universidades brasileiras avaliadas. Em nível global, a instituição alcançou a 353ª colocação entre as 1.477 instituições de 95 países participantes. 

Com o tema “Instituindo UI GreenMetric World University Rankings: o caminho a seguir”, o ranking destacou as conquistas globais no avanço da sustentabilidade ambiental nas instituições de ensino superior. Em 2024, dentre os indicadores avaliados, o Cefet/RJ elevou sua pontuação em todas as categorias: educação e pesquisa, ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água e transporte.

Na categoria Educação e Pesquisa, em nível nacional, a instituição alcançou a 9ª colocação. A chefe da Divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), Aline Trigo, atribui esse resultado ao crescimento de publicações acadêmicas, de projetos de pesquisa científica, da realização de eventos e das iniciativas de protagonismo estudantil relacionadas à sustentabilidade. “Pode-se dizer que, nessa categoria, o Cefet/RJ alcançou a tríade da educação, a partir de ações voltadas para pesquisa, extensão e ensino”, afirmou.

Sobre o ranking

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), criada em 2010, para medir os esforços de sustentabilidade dos campi universitários. O objetivo do índice é ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade para instituições de ensino superior, contribuir para discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e informar à comunidade acadêmica, aos governos, às agências ambientais e à sociedade sobre programas e projetos de sustentabilidade.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página