Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Parceria do Cefet/RJ com universidade de Moçambique é aprovada pela CAPES
Início do conteúdo da página

Parceria do Cefet/RJ com universidade de Moçambique é aprovada pela CAPES

Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2025, 18h27 | Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2025, 18h27 | Acessos: 69

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou projeto do Cefet/RJ e da Universidade Púnguè, de Moçambique, que permite a docentes e pesquisadores de ambas as instituições colaborar em pesquisa, compartilhar conhecimentos e recursos, e promover a formação de doutores em áreas estratégicas do ensino para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois países. O projeto será desenvolvido na modalidade Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Ciência, Tecnologia e Educação. A iniciativa foi aprovada no edital nº 2/2024 por meio do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI).

Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, a participação do Cefet/RJ no PCI da CAPES, especialmente no âmbito internacional, representa um passo significativo na promoção da educação de qualidade e na formação de profissionais capacitados para atuar em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. “Este projeto reforça a importância da cooperação internacional na construção de um futuro mais sustentável e próspero para todos”, destacou o docente.

Cefet/RJ formaliza novas ações de internacionalização em pós-graduação e inovação

Recentemente, o Cefet/RJ firmou um acordo interinstitucional no âmbito do Programa Erasmus+. O acordo, assinado com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal, visa promover a mobilidade de docentes do Cefet/RJ que atuam no doutorado em Hidrogênio e Gases Renováveis, a ser ofertado no IPP. Essa parceria entre o Cefet/RJ e o IPP é válida para os anos de 2021 a 2027.

O Programa Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia que apoia a mobilidade e a cooperação entre instituições de ensino superior de diferentes países. Essa ação específica abrange a mobilidade de estudantes e funcionários no campo das tecnologias ambientais, permitindo que os participantes desenvolvam competências acadêmicas e profissionais em um ambiente internacional, enriquecendo suas experiências e ampliando suas perspectivas.

Também em Portugal, docentes do Cefet/RJ foram contemplados para participar das atividades da Semana do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional de Inovação e Empreendedorismo (PMIIE). O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, a vice-diretora, Gisele Vieira, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy, acompanharão os docentes durante o evento e os programas de cooperação em andamento nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão. A visita acontecerá no final do mês de janeiro.

Conforme Boloy, a iniciativa é uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e experiências, fortalecendo a cooperação internacional e ampliando as perspectivas de inovação e empreendedorismo. Ainda segundo ele, a presença da comitiva de diretores do Cefet/RJ reforça o compromisso institucional com a internacionalização e a excelência acadêmica. “A troca de experiências e a construção de parcerias estratégicas contribuem para a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios globais contemporâneos”, finalizou o diretor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página