Aula inaugural de cursos de mestrado fará conexão entre filosofia e questões raciais
Com a proposta aproximar o pensamento filosófico e a questão racial, os programas de pós-graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) e em Relações Étnico-Raciais (PPRER) vão promover a aula inaugural de 2025 na próxima quarta-feira (2/4). O evento terá como tema “Do não ser ao não saber: reflexões a partir de Charles Mills e Sueli Carneiro” e será ministrado por Teófilo Reis, professor da Trinity University, nos Estados Unidos. A palestra on-line inicia às 19h30 e será transmitida pelos canais do PPFEN e do PPRER no YouTube.
De acordo com o coordenador do PPRER, Dyego Arruda, a iniciativa permitirá maior interlocução entre os programas, que possuem várias temáticas e áreas convergentes de pesquisa. Dessa forma, a aula inaugural traz um pesquisador com alcance internacional, que tem se aprofundado, nos últimos anos, na reflexão em torno das minúcias das produções intelectuais do sociólogo estadunidense Charles Mills e da filósofa e ativista brasileira Sueli Carneiro.
Sobre o palestrante
Téofilo Reis é doutor em Filosofia pela City University of New York e em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas áreas de interesse são filosofia da raça, epistemologia social, estudos da ignorância, pensamento social brasileiro e filosofia latino-americana. Além disso, o profissional também é cotradutor da obra “O contrato racial”, de Charles W. Mills, que foi publicado pela editora Zahar em 2023.
Redes Sociais