Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Catálogo de Serviços
Início do conteúdo da página

Catálogo de Serviços

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 21h43 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 14h46 | Acessos: 47881

Sistemas Corporativos

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

 

 

 

 

Contas e acessos

O Sistema de registro é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio e aos computadores do Cefet/RJ.

 

 

 

 

E-mail institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, como por exemplo, Office Online, armazenamento no Onedrive, entre outros.

 

 

 

 

Equipamentos e softwares

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de Softwares autorizados pelo DTINF.

 

 

 

 

Redes e telefonia

O serviço de Administração de Rede Local de dados tem por finalidade executar procedimentos essenciais com vistas a garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional da Rede Local do Cefet/RJ e de seus usuários. O serviço de Telefonia, seja fixa, móvel ou VoIP, visa prover o suporte técnico a serviços de telefonia da instituição

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio de TI a eventos

O serviço de Apoio de TI a Eventos é um acompanhamento técnico para realização de videoconferências nas salas disponíveis, com equipamento específico;criação e gerência de sala virtual com suporte a vídeo, áudio e chat, para realização de aulas, reuniões remotas e transmissão de eventos no Cefet/RJ (Mconf/RNP).


  

 

  

 

1. Sistemas  Corporativos

 

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

1.1.  Sistema Acadêmico (Módulo acadêmico do SIE)

Descrição

O Módulo Acadêmico do SIE é  responsável pelo gerenciamento das atividades acadêmicas do Cefet/RJ. Ele compreende as modalidades de ensino presencial e a distância, nos níveis médio/técnico, graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e gerencia o ciclo acadêmico desde o ingresso do aluno até o seu desligamento da instituição. O sistema SIE foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria e é mantido pela empresa AVMB, que  nos presta o suporte técnico.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Funcionalidades

Entre as funcionalidades deste módulo do sistema estão:

  • Atividades letivas e complementares realizadas pelos alunos;
  • Desempenho acadêmico realizado pelos professores;
  • Gestão acadêmica realizada pelos coordenadores, chefes de departamento e demais gestores acadêmicos, como abertura de curso, gerenciamento de horários, turmas e salas, matrícula em cursos e disciplinas, controle de vagas e previsão de abertura de vagas, alocação de professores às turmas, entre outros.
  • Gerenciamento das atividades acadêmicas, permitindo a análise dos cursos ofertados e o desempenho dos alunos através de análises estatísticas(relatórios analíticos de gestão).

Clientes

  • Servidores de registro acadêmico;
  • Servidores do apoio pedagógico;
  • Coordenadores de curso;
  • Gestores de áreas acadêmicas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Alterar permissão / 120h;
  • Cadastrar e-mail / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

Voltar para o menu

1.2 Gestão de Pessoas (Módulo RH do SIE)

Descrição

O módulo RH é o módulo  de Recursos Humanos (RH)  do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) que auxilia o  Departamento de Recursos Humanos nos processos que integram a gestão administrativa da Instituição.

Este módulo tem por objetivo melhorar a eficiência e efetividade do desempenho das atividades administrativas, permitindo constantes melhorias na integração e elevação do nível de confiabilidade das informações. O módulo RH provê subsídios para tomadas de decisões, aumento da transparência da instituição e melhor alinhamento com órgãos governamentais e seus sistemas, como SIAFE e SIAPE.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Servidores do Departamento de Recursos Humanos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Solicitar novo  relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

 

 

Voltar para o menu

1.3. Portal do Aluno

Descrição

O Portal do Aluno é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para acompanhamento online da vida acadêmica do aluno. Dentre as funcionalidades do portal do aluno elenca-se as seguintes:

  • Realização de matrículas online em disciplinas;
  • Visualização de notas, quadro de horários e frequência por disciplina;
  • Impressões de relatórios e declarações;
  • Visualização de notícias e comunicados.

O Portal do Aluno possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Alunos regularmente matriculados.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h;
  • Comunicar problema / 720h.

 

Documentação

 

 Voltar para o menu

 

1.4. Portal do Professor

Descrição

O Portal do Professor é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para administração e divulgação de informações referentes a atividade docente, como por exemplo,   os respectivos cursos, disciplinas, e turmas nos quais os professores lecionam. Além disso, o portal do professor oferece uma parte dedicada aos coordenadores de curso. As principais funcionalidades deste portal são as seguintes:

 

  • Emissão de Relatórios e Declarações;
  • Lançamento e Gerenciamento de Notas;
  • Consulta de Informações das turmas lecionadas ;
  • Visualização de notícias e comunicados no portal;
  • Administrar Liberação de Turmas e Lançamento Notas.

O Portal do Professor possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Docentes com vínculo ativo;
  • Coordenadores de curso.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h
  • Novo relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

 Voltar para o menu

 

1.5. Sistema de Biblioteca (SOPHIA)

Descrição

SOPHIA é um sistema de gestão de biblioteca usado pelas bibliotecas do Cefet//RJ para administrar todo o seu acervo e gerir o acesso da comunidade acadêmica (docentes, discentes e funcionários da instituição) ao seu conteúdo. Os acervos das bibliotecas podem ser consultados aqui.

O SOPHIA é um produto desenvolvido pela empresa PRIMA Software e foi adquirido em meados dos anos 2000. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Servidores das bibliotecas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

1.6. Sistema de Inscrição em Cursos de Capacitação

Descrição

O Sistema de  inscrição em cursos de capacitação é um serviço via web. O serviço é disponibilizado para servidores de todos os campi, permitindo assim um maior controle das inscrições realizadas. A prestação desse serviço é responsabilidade da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e da Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI) do DTINF.

 

Clientes

  • Divisão de Recursos Humanos - Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

1.7. Gerador de Assinatura de E-mail

Descrição

O Gerador de Assinatura de E-mail é uma aplicação web utilizada para geração de assinatura padronizada para uso no e-mail institucional. Os dados solicitados são Nome, Cargo, Lotação e Telefone (opcional). A assinatura oficial de e-mail é definida pela DICOM, pois trata-se de algo que integra a ferramenta de e-mail, que é um meio de comunicação oficial do Cefet/RJ. Somente a DICOM pode solicitar alterações em seu formato.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Alterar leiaute da assinatura / 120h;
  • Comunicar problema / 120h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

1.8. Questionários para Pesquisas

Descrição

O Questionário para Pesquisas é uma plataforma web que permite a coleta, o acompanhamento, o cruzamento estatístico e a retirada de relatórios com finalidade de pesquisas institucionais anuais e/ou ações pontuais. A ferramenta facilita a coleta e exportação dos resultados para relatórios institucionais como alguns dos listados abaixo:

 

  • CPA - Comissão Própria de Avaliação (acesse aqui);
  • Diretoria de Ensino/ Departamento do Médio e Técnico (DIREN/DEMET) - Avaliação de cursos integrados;
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) - Pesquisa de Egressos.

 

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ.

Para prover esse serviço é utilizada a ferramenta LimeSurvey que é open source e gratuita. A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é responsabilidade da Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Diretoria de Ensino (DIREN);
  • Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Recuperar senha / 72h;
  • Novo questionário online / 168h;
  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

1.9. Sistema de Avaliação de Desempenho On-line

Descrição

O Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) é uma plataforma web que foi criada para permitir o gerenciamento das avaliações de desempenho dos servidores técnicos administrativos com mais praticidade e eficiência. Das funções de grande importância do sistema estão: preenchimento online; acesso às avaliações anteriores; acompanhamento das avaliações pendentes; emissão de relatórios gerenciais.

A gestão desse serviço é de responsabilidade da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI) do DTINF é responsável pelo suporte técnico.

 

Clientes

  • Divisão de Recursos Humanos - Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

 

  • Comunicar problema / 240h.

 

 

Documentação

 

Voltar para o menu

 

1.10. Sistema de Gerenciamento de Projetos

Descrição

Sistema de Gerenciamento de Projetos é uma plataforma web que provê suporte ao gerenciamento de projetos. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível um melhor registro e controle das informações, facilitando o monitoramento das tarefas e avaliação dos resultados dos projetos.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores chefes de lotação ou líderes de grupos de pesquisa.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Divisão de Estratégia e Governança de Tecnologia de Informação (DIGTI).

 

Clientes

  • Alunos bolsistas e estagiários;
  • Servidores docentes e técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Redefinir senha / 48h;
  • Criar primeiro projeto / 72h;
  • Criar usuário / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

1.11. Sistema de Reserva de Recursos

Descrição

O Sistema de Reserva de Recursos é uma plataforma web que provê suporte às reservas de salas, auditórios e recursos audiovisuais. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível acessar as agendas de ocupação, bem como efetuar reservas, proporcionando  transparência, agilidade, otimização no processo de escolha e o tempo ocioso dos recursos.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores docentes e técnico-administrativos do Cefet/RJ.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

 

Voltar para o menu

 

1.12. Sistema de Chamados

Descrição

O sistema de chamados é uma plataforma de atendimento ao cliente que centraliza as solicitações, esclarecimentos, reclamações e registros de problemas relacionados aos produtos e serviços da instituição.

Esse serviço permite que os clientes possam registrar, atender e acompanhar as solicitações de seus próprios usuários. A cada solicitação é atribuído um número de chamado que pode ser usado para acompanhar o progresso do atendimento. A troca de mensagens entre cliente e provedor de serviços é realizada por e-mail.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).



Clientes

  • Diretorias, Departamentos e Coordenações.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Manter cadastro de atendente / 72h;
  • Manter cadastro de tópico / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.
  • Solicitar utilização do sistema de chamados /  360h.

 

Em caso de indisponibilidade do serviço, as falhas na plataforma de chamados podem ser comunicadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou pelo telefone 2566-3158.

 

Documentação

 

Voltar para o menu

2. Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

2.1. Portal do Cefet/RJ

Descrição

O Portal do Cefet/RJ é o website da instituição, que representa sua presença na Internet e serve de veículo de contato com os alunos e a comunidade em geral.

Neste novo portal estão disponíveis os conteúdos referentes à área acadêmica em todos os níveis e alguns conteúdos da área administrativa. O Portal também disponibiliza acesso aos serviços de e-mail, ao Portal do Professor e ao Portal do Aluno que são integrados ao  Sistema de Informação Educacional.

Este portal foi totalmente reformulado para atender a Instrução Normativa nº 08, de 19 de dezembro de 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.



Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos;
  • Público externo.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 72h;
  • Acesso para edição / 72h;
  • Criar nova área de publicação / 168h;
  • Comunicar link quebrado /  72h;
  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

2.2. Intranet

Descrição

A Intranet do Cefet/RJ é um espaço  criado para troca de informações relevantes para o dia a dia de trabalho, além de requisitar e prestar serviços aos diversos setores do Cefet/RJ. Ele pode ser acessado de qualquer campus pelo endereço intranet.cefet-rj.br, mas somente a partir da rede interna.

A Intranet conta com as seguintes funcionalidades: Notícias, Redes Sociais, Facilidades e Serviços, Eventos, Manuais e Procedimentos, Telefones Úteis e Sistemas de Chamados.

A Intranet foi desenvolvida com base no gerenciador de conteúdo open source WordPress e foi totalmente customizada pela equipe de TI  do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).



Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 72h.

 

Voltar para o menu

 

3.  Contas e Acessos

O RG Cefet/RJ é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio e aos computadores do Cefet/RJ.

O sistema permite cadastrar e alterar a senha, além de fornecer um endereço de e-mail pessoal para realizar a recuperação do acesso sem a necessidade de abertura de chamados. O sistema utiliza autenticação centralizada por meio de LDAP (do inglês, Lightweight Directory Access Protocol), que é ideal para instituições que possuem uma rede em que existem vários serviços atuando e que necessitam de autenticação, como é o caso do Cefet/RJ. Esse método de autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, proporcionando um maior controle e segurança.

Voltar para o menu

 

3.1. Sistema de Registro

Descrição

O Sistema de Registro é um sistema web de gestão da identidade digital dos servidores e alunos do Cefet/RJ para acesso aos sistemas de informação institucionais. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível visualizar e editar o e-mail pessoal, redefinir a senha, acessar o e-mail institucional e acessar os sistemas cujas permissões contemplem seu usuário ou grupo a que pertence.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores docentes e técnico-administrativos e alunos do Cefet/RJ.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

 

Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Problema com acesso à conta / 24h.

 

Documentação

 

Voltar para o menu

 

 

4. E-mail Institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, como por exemplo, Office Online, armazenamento no Onedrive, entre outros.

4.1. E-mail Institucional

Descrição

O e-mail institucional é um endereço eletrônico atribuído a um servidor, lotação ou evento. Essa ferramenta destina-se à troca de informações relacionadas ao Cefet/RJ de caráter estritamente profissional. Esse serviço tem como base a ferramenta de e-mail Outlook.com que é provido pela Microsoft como parte de seu pacote de serviços para a educação, Office 365 for Education. Para acessar esse serviço clique aqui.

O tamanho padrão das caixas de correios dos usuários é de 50GB. Os grupos de trabalho pertencentes a lotações e a eventos devem ficar sob a responsabilidade do respectivo chefe da lotação ou responsável pelo evento. Esses grupos poderão ser compartilhadas com outros servidores.

Com o e-mail institucional da Microsoft, todos os usuários, sejam alunos, professores ou técnicos administrativos, obterão outros serviços associados, como o armazenamento em nuvem de 1TB pelo OneDrive e a utilização gratuita do Office on-line.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

 

Clientes

  • Alunos ativos;
  • Docentes ativos;
  • Técnico-administrativos ativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo grupo de trabalho / 72h;
  • Alterar grupo de trabalho / 72h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

 

5. Equipamentos e Softwares

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de Softwares autorizados pelo DTINF.

5.1. Suporte ao Usuário (Service Desk)

Descrição

O serviço de Suporte ao Usuário consiste no atendimento ao usuário para questões relacionadas aos computadores e periféricos da instituição. No campus Maracanã, esse serviço é prestado pela Seção de Suporte ao Usuário (SESUS) e seu horário de atendimento é de 8h às 18hs. Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Docentes;
  • Técnicos administrativos;
  • Terceirizados;
  • Estagiários ou bolsistas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Instalar software / 48h;
  • Instalar equipamento ou periférico / 72h;
  • Instalar certificado digital / 48h;
  • Compartilhar pasta na rede / 48h;
  • Movimentar equipamento / 72h;
  • Comunicar problema / 168h;
  • Manutenção de laboratório de TI / A combinar.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

 

6. Redes e Telefonia

O serviço de Administração de Rede Local de dados tem por finalidade executar procedimentos essenciais com vistas a garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional da Rede Local do Cefet/RJ e de seus usuários. O serviço de Telefonia, seja fixa, móvel ou VoIP, visa prover o suporte técnico a serviços de telefonia da instituição.

6.1. Conectividade de Rede

Descrição

A Conectividade de Rede é  um serviço que consiste no fornecimento de acesso à rede administrativa cabeada do campus Maracanã do Cefet/RJ, incluindo o acesso à Internet e aos outros serviços internos. Dentre as tarefas realizadas estão: análises de viabilidade e implantação de novas redes, instalação de pontos de rede, acompanhamento de projetos realizados por empresas terceirizadas,, configuração e manutenção dos ativos de rede, remanejamento de pontos e/ou equipamentos de rede.

No Maracanã, este serviço está disponível de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE). Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos.
  • Estagiários, bolsistas e monitores;
  • Estudantes de mestrado e doutorado;
  • Funcionários terceirizados;




Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo ponto de rede / 168h;
  • Mudar ponto de rede / 168h;
  • Problema com acesso à rede / internet / 48h;
  • Problema com login / autenticação / 72h;
  • Cabear novo ambiente / A combinar.



Documentação

Voltar para o menu

 

6.2. Rede Sem Fio (Wi-Fi)

Descrição

Uma rede Wi-Fi é uma infraestrutura de comunicação sem fio, que permite a transmissão de dados da internet, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.

Esse serviço consiste em oferecer acesso à internet para usuários que possuam equipamentos com suporte a rede sem fio e que estejam devidamente autenticados na rede escolhida. Os níveis de acesso são diferenciados de acordo o público-alvo: visitantes, alunos, docentes, entre outros.

O suporte a este serviço é realizado de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs pela Seção de Suporte à Telecomunicações  e Rede (SETRE).

 

Clientes

  • Docentes;
  • Estudantes;
  • Técnico-administrativos;
  • Visitantes.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Criar rede para evento / 48h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

6.3. Eduroam

Descrição

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, disponibilizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que permite conectividade à Internet para estudantes, funcionários e professores das instituições participantes, dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Os usuários que possuem acesso ao Eduroam precisa apenas  ativar o Wi-Fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio automaticamente. Com isso, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

No campus Maracanã este serviço é prestado pelo Setor de Redes e Telefonia (SETRE) .

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Estudantes.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Problema de acesso a conta / 24h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

6.4. Telefonia Fixa

Descrição

O serviço de Telefonia Fixa consiste em manter  os telefones em pleno funcionamento no campus Maracanã, viabilizar a instalação de novos ramais telefônicos, manutenção das linhas diretas e ramais, análise e viabilidade de instalação de tecnologia IP (telefones VoIP).

No campus Maracanã este serviço é prestado pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE) e está disponível de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs. Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Funcionários terceirizados.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo ramal telefônico / 168h;
  • Mover ramal telefônico / 168h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

6.5. Telefonia Móvel

Descrição

O serviço de Telefonia Móvel é um serviço contratado para atender as necessidades de comunicação dos diretores geral, sistêmicos e de campi do Cefet/RJ.  A Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE) do DTINF é responsável pela prestação de suporte junto à operadora nos casos de falha de serviço e/ou roubos dos equipamentos fornecidos e para a habilitação do roaming internacional quando os usuários precisam se ausentar do país. O suporte a este serviço é realizado de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs.

 

Clientes

  • Diretor geral;
  • Vice diretor geral;
  • Diretores sistêmicos;
  • Diretores de campi do CEFET-RJ.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Trocar chip por motivo de roubo/furto / 120h;
  • Comunicar problema / 120h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

7. Apoio de TI a Eventos

O serviço de Apoio de TI a Eventos é um acompanhamento técnico para realização de videoconferências nas salas disponíveis, com equipamento específico.

7.1. Videoconferência

Descrição

Esse serviço permite que pessoas em localizações geograficamente distantes participem de uma mesma reunião, simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face através da comunicação audiovisual em tempo real e dialogar entre si. Todos os detalhes sobre a prestação do serviço e questões técnicas encontram-se na Norma de Videoconferência.

No campus Maracanã este serviço é prestado pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE). Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

Clientes

  • Docentes ativos;
  • Técnico-administrativos ativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Agendar videoconferência / 48h;
  • Comunicar problema / 48h.

 

Documentação

Voltar para o menu

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página