DIRAC
JAÉ - INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O NOVO SISTEMA DE BILHETAGEM DIGITAL PARA OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TÊM DIREITO À GRATUIDADE NO TRANSPORTE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
ALUNOS COTISTAS - Seguem abaixo as informações disponíveis no site do Jaé:
A partir de 15/01, os alunos com matrícula ativa em 2024, cujos dados foram enviados com sucesso para a Jaé, poderão baixar o aplicativo na Google Play ou na App Store e seguir as instruções abaixo:
Clique em "Primeiro acesso".
Informe seu CPF.
Neste momento, é muito importante observar: se a Jaé já tiver os seus dados, aparecerá uma mensagem informando que as informações do seu benefício foram enviadas. Caso contrário, aguarde, pois em breve a Jaé divulgará o cronograma para os alunos ingressantes em 2025, conforme o período de confirmação de matrícula do primeiro semestre letivo.
Seguindo com o passo a passo:
Digite a senha provisória enviada por SMS e e-mail (é fundamental que seu celular e e-mail estejam cadastrados corretamente na instituição).
Escolha uma nova senha.
Tire uma foto.
Se desejar o cartão, informe se quer recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou se preferir retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé.
O uso do QR Code estará disponível a partir de 01/02/2025.
Vale lembrar que os alunos contemplados pelo programa Prouni (Programa Universidade para Todos) têm a base de dados enviada pela instituição no final de 2024. Caso o aluno queira consultar se seus dados foram recebidos, basta acessar o link: https://jae.com.br/consulta-cartao/
Alunos beneficiados por gratuidade devido à hipossuficiência:
Os alunos também podem baixar o aplicativo na Google Play ou na App Store para se cadastrar e criar uma conta no Jaé.
- Após o cadastro, a conta será registrada como "valorada" (sem informações sobre a gratuidade).
- Em seguida, será necessário acessar nossa interface web para o envio dos documentos exigidos pela legislação. O link para upload da documentação é:
https://universitario.jae.com.br/
Solicitação do cartão:
Assim que a gratuidade for liberada no aplicativo, o universitário terá a opção de solicitar o cartão diretamente pelo app. Os locais de entrega podem ser:
- Residência do aluno (sujeito a uma taxa de entrega);
- Loja de atendimento (sem custo adicional).
Importante: A solicitação do cartão é opcional. O acesso ao transporte público também pode ser feito diretamente pelo aplicativo, por meio da geração de QR Code.
AVISO - Cursos de graduação CEFET-RJ modalidade EAD em parceria com o CEDERJ: atualização das notas 2024/2 no histórico escolar oficial do CEFET-RJ:
As notas dos alunos dos cursos de graduação modalidade EAD serão atualizadas no sistema acadêmico do CEFET-RJ, após a finalização do período de processamento de dados do SISTACAD e respectiva migração para o sistema do CEFET-RJ. O que ocorrerá a partir do dia 21/01/2025, tendo em vista que o sistema permanecerá fechado para processamento de dados, de 6/1 a 19/1, conforme calendário acadêmico do CEDERJ.
Portanto, é necessário aguardar até o dia 22/01/2025 - finalização deste período de lançamentos - para que as notas do CEDERJ referentes a 2024/2 possam constar nos históricos oficiais do CEFET-RJ.
Os formandos que deram entrada na colação de grau (calendário acadêmico do CEFET-RJ) também terão suas notas migradas a partir de 22/01 e seus requerimentos continuarão a ser analisados para a essa mesma formatura.
NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO 2024 Atualizado em 15/08/2024
HORÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAMPUS MARACANÃ:
AOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2024/2:
O início das aulas será em 02/10/2024, de acordo com o NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO 2024
O ALUNO DEVERÁ ACOMPANHAR OS DEMAIS PRAZOS TAMBÉM PUBLICADOS NO MESMO CALENDÁRIO:
NÃO É PRECISO APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO FÍSICA DA MATRÍCULA, QUE ESTÁ ARQUIVADA DIGITALMENTE NOS ARQUIVOS DA INSTITUIÇÃO.
PORTAL DO ALUNO: O ACESSO ESTARÁ LIBERADO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 29/10/2024.
OS INGRESSANTES 2024/2 ESTÃO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS NAS DISCIPLINAS DO 1° PERÍODO, CUJOS HORÁRIOS E ENSALAMENTOS ESTÃO
Para alunos novos que nunca acessaram o Portal, usuário é a sua matrícula com as letras em maiúsculo. Ex.: 1234567ABCD e a senha padrão é a sua data de nascimento no formato 'ddmmaaaa'.
NÚMERO DE MATRÍCULA:
NO MOMENTO NÃO É OBRIGATÓRIO TER CONHECIMENTO DESTA INFORMAÇÃO, POIS O ACESSO AO PORTAL DO ALUNO ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE 29/10/2024, A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS É AUTOMÁTICA PARA OS ALUNOS INGRESSANTES E A AUSÊNCIA DO NÚMERO DE MATRÍCULA NÃO IMPEDE O ALUNO DE SOLICITAR DOCUMENTOS, COMO DECLARAÇÃO E HISTÓRICO ESCOLAR, PORÉM, CASO QUEIRA CONSULTAR ANTES, A NUMERAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL NA PÁGINA DO REGISTRO, AO REALIZAR O CADASTRO NO EMAIL INSTITUCIONAL OU, A PARTIR DE 02/10/2024, NO ATENDIMENTO PRESENCIAL NO DERAC, CAMPUS MARACANÃ, BLOCO C, SALA 13, de 9h até as 19h. O prazo de emissão dos documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de solicitação.
EMAIL INSTITUCIONAL:
Mantenha seus e-mails atualizados. Havendo discrepância de algum dado, peço que abra chamado em http://chamados.cefet-rj.br, que deverá ser direcionado ao DERAC (e-mail pessoal) ou à DTINF (e-mail institucional).
CRIAÇÃO DE TURMAS NO TEAMS
As aulas serão majoritariamente presenciais, mas se eventualmente houver aulas remotas (online), as turmas do período 2023.2 serão criadas no aplicativo Microsoft Teams e os alunos serão inseridos de forma automática.
SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÕES: AS DECLARAÇÕES DO 2° SEMESTRE LETIVO DE 2024, INCLUSIVE PARA O RIO CARD UNIVERSITÁRIO, PODERÃO SER SOLICITADAS A PARTIR DE 02/10/2024, PRESENCIALMENTE NO DERAC, ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTO NO CAMPUS MARACANÃ, BLOCO C, SALA 13, de segunda a sexta, de 9h até as 19h.
Bilhete único universitário é destinado aos
alunos cotistas dos cursos de graduação para utilização dos modais do município do Rio de Janeiro: ônibus municipal, BRT e VLT. A primeira via do cartão deve ser dada entrada nas lojas do Rio card, de acordo com as instruções
https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade/comoadquirirplu/.
Certidão de Nada Consta da BIBLIOTECA (alunos da Unidade Maracanã)
Para solicitar a emissão de certidão de nada consta da biblioteca, o estudante (campus Maracanã) deverá enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Caso o aluno possua cadastro ativo na Biblioteca, a certidão de Nada Consta poderá ser emitida através do Sistema de Bibliotecas do Cefet/RJ. Ao acessar o site, basta fazer o login, depois clicar em "certidão negativa de débitos" e o documento será emitido automaticamente em formato PDF. Após a emissão, o cadastro do aluno na biblioteca será inativado.
A certidão de Nada Consta deverá ser solicitada nos seguintes casos:
· Trancamento total de matrícula;
· Pedido de transferência;
· Declaração de conclusão de curso;
· Expedição de diploma ou de certificado;
· Cancelamento/desligamento de matrícula.
Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Pedidos de Histórico Escolar e Declarações
(alunos do ensino presencial e a distância)
Os pedidos de Declarações e Históricos Escolares dos alunos do DEPES (campus Maracanã) devem ser enviados ao email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Solicitamos que os pedidos sejam feitos através do e-mail institucional do aluno, informando o nome completo e matrícula no corpo do email, e no campo "assunto do e-mail" colocar o texto "DECLARAÇÃO" e/ou “HISTÓRICO”.
O prazo de emissão desses documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail, exceto para ex-alunos que concluíram seus cursos antes da década de 90, cujo prazo de emissão é de 45 dias.
Pedidos de TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO
(somente alunos do ensino presencial)
O estudante poderá solicitar o Trancamento/Destrancamento de matrícula e Trancamento de disciplina, seguindo as normas do Regimento Interno dos cursos de graduação (Manual do aluno), dentro dos prazos do calendário acadêmico da graduação no semestre/ano letivo em curso:
Manual do aluno Graduação
Calendário Acadêmico
As solicitações deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar o nome completo, matrícula e o nome das disciplinas que deseja trancar com seus respectivos códigos e numeração de turmas, e no campo de assunto colocar TRANCAMENTO DE DISCIPLINA.
Para TRANCAMENTO e DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar seu nome completo, matrícula e curso, colocando no corpo do email TRANCAMENTO de MATRÍCULA ou DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA.
SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA:
A solicitação pode ser feita presencialmente no balcão de atendimento do DERAC ou por email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Presencialmente: Balcão de atendimento do DERAC munido de cópia da identidade.
Via email: Utilizar-se do email de aluno para solicitação. No campo ASSUNTO colocar cancelamento de matrícula. No corpo do email colocar o nome completo, CPF, curso e matrícula.
Caso o solicitante seja menor de idade será necessário anexar a documentação do responsável legal.
COLAÇÃO DE GRAU - FORMATURA
A formatura dos cursos de graduação ocorrerá oficialmente na colação de grau, que é a sessão solene onde os formandos são declarados oficialmente concluintes dos seus respectivos cursos. Ao colar grau, o aluno prestará juramento de acordo com as normas oficiais do CEFET-RJ.
A Colação de Grau só é válida para quem tiver cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação.
REALIZAÇÃO: COM EXCEÇÃO DAS CERIMÔNIAS EXTRAORDINÁRIAS, QUE CONTINUAM ONLINE, AS CERIMÔNIAS REGULARES AGENDADAS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO SÃO PRESENCIAIS, NOS AUDITÓRIOS DO CAMPUS MARACANÃ.
COLAÇÃO DE GRAU REGULAR
A colação de grau será realizada dentro das datas publicadas no calendário acadêmico do CEFET/RJ. Serão realizadas 2 (duas) colações de grau a cada semestre letivo. Sendo a primeira, 50 dias após a entrega de graus e a segunda, 45 dias após a primeira.
Após dar entrada no requerimento/solicitação, o aluno deverá aguardar o contato telefônico do DERAC acerca das instruções relativas à colação de grau até 10 (dez) dias antes da realização da cerimônia.
Serão analisadas as solicitações feitas até 20 dias anteriores à cerimônia de colação de grau. Pedidos após esse prazo serão analisados para a colação de grau imediatamente posterior, com data definida em calendário acadêmico.
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU REGULAR (CURSOS PRESENCIAIS): DEVERÁ SER REALIZADA VIA REQUERIMENTO FÍSICO, A SER PROTOCOLADO PRESENCIALMENTE NO DERAC, de segunda a sexta, de 9:00h até as 19:30h
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU REGULAR (CURSOS A DISTÂNCIA): A solicitação deverá ser enviada para o email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
com a informação de "SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAR CURSO EAD" no assunto do email e nome completo, curso, matrícula e telefones de contato no corpo do email.
COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA
Em se tratando de colação de grau extraordinária, além de ter cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação, o aluno deverá especificar a solicitação no requerimento, descrever o motivo e anexar o documento que comprove a urgência do pedido (Aprovação em Concurso Público, Aprovação em Programa de Pós-Graduação, Proposta de emprego, mudança para residir em outro Estado da Federação ou exterior, etc). A documentação será analisada pelo DERAC e, sendo deferida, a solicitação será tratada como colação de grau (formatura) extemporânea.
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA (CURSOS PRESENCIAIS E EAD):
A solicitação poderá ser realizada presencialmente no DERAC ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Na solicitação por email, o aluno deverá colocar "SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA" no assunto do email; nome completo, curso, matrícula e telefones de contato no corpo do email, além de anexar o documento que comprove a necessidade de urgência.
DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO (alunos do ensino presencial e a distância)
O aluno receberá a declaração de conclusão ao término da cerimônia de colação de grau.
Diploma: APÓS ter participado da cerimônia de COLAÇÃO DE GRAU, o concluinte poderá dar entrada no processo de diploma, através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-diploma-ou-2a-via-de-diploma-cefet-rj
Após abrir o processo de diploma, o concluinte poderá solicitar presencialmente no DERAC do CEFET Maracanã (Bloco C, sala 13), através do preenchimento de requerimento, e apresentação da comprovação de entrada no diploma, a declaração de conclusão dizendo que o diploma está em fase de registro, que substitui o diploma até a sua emissão, bem como seu histórico escolar, de segunda a sexta, de 9h até as 19:30h
O prazo para emissão da declaração e do histórico é de 5 dias úteis.
Ao término de todas as cerimônias de colação de grau, a secretaria acadêmica envia o ofício com a relação de concluintes para a assinatura da direção-geral, a fim de que possamos enviar tal documento aos conselhos regionais (CREA/RJ e CRA/RJ).
A presença à cerimônia virtual de colação de grau é OBRIGATÓRIA para que o formando tenha direito à documentação de conclusão dos seus cursos de graduação.
O formando que não puder comparecer terá seu requerimento de colação de grau automaticamente incluído na próxima colação de grau, em data definida no calendário acadêmico do CEFET/RJ e publicado no site da instituição.
SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO EM DISCIPLINAS: SERAS
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