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Jaé - INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O NOVO SISTEMA DE BILHETAGEM DIGITAL PARA OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE TÊM DIREITO À GRATUIDADE NO TRANSPORTE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Seguem abaixo as informações disponíveis no site do Jaé:
A partir de 15/01, os alunos com matrícula ativa em 2024, cujos dados foram enviados com sucesso para a Jaé, poderão baixar o aplicativo na Google Play ou na App Store e seguir as instruções abaixo:
Clique em "Primeiro acesso".
Informe seu CPF.
Neste momento, é muito importante observar: se a Jaé já tiver os seus dados, aparecerá uma mensagem informando que as informações do seu benefício foram enviadas. Caso contrário, aguarde, pois em breve a Jaé divulgará o cronograma para os alunos ingressantes em 2025, conforme o período de confirmação de matrícula do primeiro semestre letivo.
Seguindo com o passo a passo:
Digite a senha provisória enviada por SMS e e-mail (é fundamental que seu celular e e-mail estejam cadastrados corretamente na instituição).
Escolha uma nova senha.
Tire uma foto.
Se desejar o cartão, informe se quer recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou se preferir retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé.
O uso do QR Code estará disponível a partir de 01/02/2025.
Vale lembrar que os alunos contemplados pelo programa Prouni (Programa Universidade para Todos) têm a base de dados enviada pela instituição no final de 2024. Caso o aluno queira consultar se seus dados foram recebidos, basta acessar o link: https://jae.com.br/consulta-cartao/
AVISO - Cursos de graduação CEFET-RJ modalidade EAD em parceria com o CEDERJ: atualização das notas 2024/2 no histórico escolar oficial do CEFET-RJ:
NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO 2024 Atualizado em 15/08/2024
Em seguida, instale o aplicativo Teams: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/download-app
O login é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e a senha é a mesma do email institucional e do registro. Esta senha pode ser alterada em registro.cefet-rj.br
Certidão de Nada Consta da BIBLIOTECA (alunos da Unidade Maracanã)
Para solicitar a emissão de certidão de nada consta da biblioteca, o estudante (campus Maracanã) deverá enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Caso o aluno possua cadastro ativo na Biblioteca, a certidão de Nada Consta poderá ser emitida através do Sistema de Bibliotecas do Cefet/RJ. Ao acessar o site, basta fazer o login, depois clicar em "certidão negativa de débitos" e o documento será emitido automaticamente em formato PDF. Após a emissão, o cadastro do aluno na biblioteca será inativado.
A certidão de Nada Consta deverá ser solicitada nos seguintes casos:
· Trancamento total de matrícula;
· Pedido de transferência;
· Declaração de conclusão de curso;
· Expedição de diploma ou de certificado;
· Cancelamento/desligamento de matrícula.
Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Pedidos de Histórico Escolar e Declarações
(alunos do ensino presencial e a distância)
Os pedidos de Declarações e Históricos Escolares dos alunos do DEPES (campus Maracanã) devem ser enviados ao email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Solicitamos que os pedidos sejam feitos através do e-mail institucional do aluno, informando o nome completo e matrícula no corpo do email, e no campo "assunto do e-mail" colocar o texto "DECLARAÇÃO" e/ou “HISTÓRICO”.
O prazo de emissão desses documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail, exceto para ex-alunos que concluíram seus cursos antes da década de 90, cujo prazo de emissão é de 45 dias.
Pedidos de TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO
(somente alunos do ensino presencial)
O estudante poderá solicitar o Trancamento/Destrancamento de matrícula e Trancamento de disciplina, seguindo as normas do Regimento Interno dos cursos de graduação (Manual do aluno), dentro dos prazos do calendário acadêmico da graduação no semestre/ano letivo em curso:
As solicitações deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar o nome completo, matrícula e o nome das disciplinas que deseja trancar com seus respectivos códigos e numeração de turmas, e no campo de assunto colocar TRANCAMENTO DE DISCIPLINA.
Para TRANCAMENTO e DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar seu nome completo, matrícula e curso, colocando no corpo do email TRANCAMENTO de MATRÍCULA ou DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA.
Pedidos de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
(somente alunos do ensino presencial)
O cancelamento de matrícula é o encerramento definitivo do vínculo do aluno com a Instituição, acarretando a perda do direito à vaga no curso de graduação.
O retorno à Instituição só será possível mediante um novo processo seletivo.
Para solicitar o cancelamento de matrícula, o aluno deverá enviar email para:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. colocando no corpo do email seu nome completo e curso que deseja cancelar, e colocar “CANCELAMENTO DE MATRÍCULA” no assunto, além de anexar um documento de identificação com foto.
No caso de alunos menores de 18 anos, tal solicitação deverá ser feita pelo responsável com o anexo da identidade tanto do responsável, quanto do aluno.
DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO (alunos do ensino presencial e a distância)
O aluno receberá a declaração de conclusão ao término da cerimônia de colação de grau.
Diploma: APÓS ter participado da cerimônia de COLAÇÃO DE GRAU, o concluinte poderá dar entrada no processo de diploma, através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-diploma-ou-2a-via-de-diploma-cefet-rj
Após abrir o processo de diploma, o concluinte poderá solicitar presencialmente no DERAC do CEFET Maracanã (Bloco C, sala 13), através do preenchimento de requerimento, e apresentação da comprovação de entrada no diploma, a declaração de conclusão dizendo que o diploma está em fase de registro, que substitui o diploma até a sua emissão, bem como seu histórico escolar, de segunda a sexta, de 9h até as 19:30h
O prazo para emissão da declaração e do histórico é de 5 dias úteis.
Ao término de todas as cerimônias de colação de grau, a secretaria acadêmica envia o ofício com a relação de concluintes para a assinatura da direção-geral, a fim de que possamos enviar tal documento aos conselhos regionais (CREA/RJ e CRA/RJ).
A presença à cerimônia virtual de colação de grau é OBRIGATÓRIA para que o formando tenha direito à documentação de conclusão dos seus cursos de graduação.
O formando que não puder comparecer terá seu requerimento de colação de grau automaticamente incluído na próxima colação de grau, em data definida no calendário acadêmico do CEFET/RJ e publicado no site da instituição.
SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO EM DISCIPLINAS: SERAS
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