Pedagogia Hospitalar é tema de defesa de aluna da pós-graduação do Cefet/RJ Petrópolis
A aluna Camila Mendes Ferreira, do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas, Linguagem e Ensino na Educação Básica, vai apresentar o seu trabalho de conclusão de curso na próxima sexta-feira, dia 5, às 16h, no Salão Nobre.
Intitulado "Caminhos e desafios da pedagogia hospitalar: um olhar sobre a produção científica recente", a pesquisa teve a orientação da professora Daniela Frey e terá como banca examinadora as professoras Silvia Tkotz (UNESA) e Soraia Toledo (Cefet/RJ Petrópolis).

- Resumo do trabalho
A Pedagogia Hospitalar é uma área relevante da Pedagogia; embora nem sempre sua importância seja reconhecida. Com esta pesquisa objetivamos investigar a Pedagogia Hospitalar no Brasil, por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscando compreender como a produção científica recente tem abordado suas bases legais e suas modalidades de atendimento. Também nos debruçamos sobre os principais desafios dessa área na formação docente, de modo a compreender sua relevância para a garantia do direito à educação em contextos de saúde.
A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Foram considerados artigos publicados entre 2021 e 2025, nas bases SciELO e CAPES. A análise de treze artigos evidenciou crescimento expressivo das publicações e diversidade metodológica, indicando valorização crescente da área, embora ainda marcada por lacunas conceituais e pela distância entre teoria e prática.
As modalidades identificadas, como classes hospitalares formais, atendimento nos leitos, ações lúdicas e intervenções colaborativas, revelam tanto a flexibilidade pedagógica quanto desigualdades estruturais que limitam o acesso e a qualidade do serviço. Desafios como a insuficiência da formação docente, a invisibilidade institucional e a falta de políticas públicas consolidadas comprometem a efetivação desse direito.
A revisão reafirma a relevância da Pedagogia Hospitalar para a promoção da dignidade e da cidadania de crianças hospitalizadas e evidencia a necessidade de ampliar pesquisas empíricas, fortalecer a formação profissional e consolidar políticas que garantam um atendimento pedagógico humanizado e equitativo.

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