Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > III Feira Maker do LabMaker reúne inovações tecnológicas na Uned Itaguaí
Início do conteúdo da página

III Feira Maker do LabMaker reúne inovações tecnológicas na Uned Itaguaí

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 20h35 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 20h42 | Acessos: 534

Alunos do Cefet/RJ Uned Itaguaí participam da III Feira Maker

No dia 25 de junho, o LabMaker realizou a III Feira Maker no Cefet/RJ Uned Itaguaí, atraindo aproximadamente 458 visitantes.O evento contou com a participação de diversos projetos de alunos dos cursos de Engenharia e técnicos em Mecânica e Logística da unidade. O evento proporcionou aos estudantes a oportunidade de expor suas ideias e inovações ao público.

Projeto "Tecnofight no Materiaverso” conquista o 1º lugar

A feira premiou os melhores projetos em duas categorias: Ensino Médio e Ensino Superior. Os projetos foram avaliados por dois pareceristas, professores e representantes de empresas da região. Os primeiros colocados receberam troféus, enquanto os segundos e terceiros lugares foram agraciados com medalhas. Todos os premiados receberam kits produzidos pelo LabMaker. 

Na categoria Ensino Médio, o projeto "Tecnofight no Materiaverso" conquistou o primeiro lugar, abordando a conscientização sobre problemas de trânsito através de um jogo digital. O segundo lugar ficou com o protótipo de foguete "Abaquar", e o terceiro lugar foi para o "Barco a Vela Maker", um protótipo de barco a vapor feito com materiais recicláveis. 

No Ensino Superior, o projeto vencedor foi o "Levitador Acústico", que utiliza ondas estacionárias para a levitação de objetos leves, com aplicações na educação e indústria. O segundo lugar foi conquistado pelo "Protótipo de Estação Meteorológica", que envolve automação e internet das coisas. O terceiro lugar ficou com o projeto "Reaproveitamento de PET para Impressão 3D", que visa desenvolver equipamentos de baixo custo para reciclagem de plásticos. 

Protótipo de Estação Meteorológica conquista 2º lugar

A coordenadora do LabMaker, professora Fabiana de Andrade, destacou a importância da Feira Maker para o Cefet/RJ. "A Feira Maker celebra criatividade e inovação, articulando ensino, pesquisa e extensão de forma descontraída e interativa. Através das palestras e oficinas, motiva e capacita nossos alunos e a comunidade externa frente às novas tecnologias e habilidades do século XXI".

A ONG "Casa do Pai" também marcou presença no evento, apresentando uma estação de robótica. Além das apresentações dos projetos, a feira abrigou uma etapa do Hackathon Gen Técnico Makers, promovido pela empresa Ternium em parceria com o LabMaker. A próxima edição da Feira Maker está prevista para junho de 2025, prometendo mais inovações e projetos para a comunidade.

Fim do conteúdo da página