Cefet/RJ tem projeto aprovado em edital da FINEP na área de defesa
O Cefet/RJ teve projeto aprovado no edital MCTI/FINEP/FNDCT Centros Temáticos 2024, voltado ao fortalecimento de infraestruturas científicas nacionais na área de defesa. O projeto intitulado “Centro de Interação Fluido-Estrutura e Acústica (CIFEA)” visa consolidar um centro multiusuário de pesquisa aplicado à mitigação de ruídos e vibrações em sistemas navais e industriais, com ênfase em submarinos e equipamentos estratégicos de defesa.
Coordenado por Daduí Guerrieri, diretor da Uned Itaguaí, o projeto busca caracterizar, avaliar e reduzir os níveis de ruído e vibração em veículos submarinos e equipamentos industriais. A proposta tem impactos diretos em segurança e discrição acústica de embarcações militares, eficiência energética em sistemas hidráulicos e mecânicos, sustentabilidade ambiental e formação de recursos humanos qualificados em vibroacústica e interação fluido-estrutura. O centro contará com infraestrutura experimental e computacional avançada, permitindo ensaios de propagação acústica, mitigação de vibração, desenvolvimento de materiais e metamateriais absorvedores de ruído e simulações de dinâmica dos fluidos e estruturas.
O CIFEA será implantado em cooperação com instituições civis e militares, destacando-se o Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN) e o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), ambos da Marinha do Brasil, além de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Essa rede colaborativa amplia a integração entre ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo a autonomia nacional em áreas críticas e o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa de caráter civil e militar. Além da uned Itaguaí, o projeto tem a participação de pesquisadores unidade Maracanã do Cefet/RJ, UFF, LNCC e Marinha do Brasil.

Redes Sociais