Meninas na Robótica: projetos ligados à Uned Petrópolis recebem doação de computadores

Foto: Meninas na Robótica: integrantes buscam a inclusão feminina nas carreiras STEM

Foto: A nova sala de robótica onde os projetos atuam conta com 20 computadores
O projeto de extensão Meninas na Robótica, do Cefet/RJ Uned Petrópolis, e a rede Meninas STEM Petrópolis Tec Hub foram contemplados com uma doação de computadores, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e intermediada pela Prefeitura de Petrópolis. Na ocasião, foi inaugurada uma sala de robótica com 20 computadores na Escola Municipal Professora Maria Campos, instituição onde os projetos atuam. A solenidade de inauguração, realizada no dia 12 de dezembro, fez parte de uma ação na rede pública municipal de ensino, que recebeu, ao todo, mil computadores.
O diretor da Uned Petrópolis, Felipe Henriques, e a coordenadora do Meninas na Robótica, Laura Assis, participaram da cerimônia na escola. Para Laura Assis, a doação das máquinas e a inauguração da sala representam a celebração de mais uma conquista do projeto. “Um espaço sonhado, pensado e planejado desde novembro de 2024. Várias etapas foram vencidas, muito auxílio foi recebido para que esse sonho pudesse se tornar realidade e para que o projeto ganhasse vida dentro da escola e não apenas com as alunas bolsistas”, afirmou a professora.
A extensão Meninas na Robótica tem como objetivo contribuir para a transformação do cenário majoritariamente masculino no campo das ciências exatas, da tecnologia, das engenharias e da matemática (STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics). O público-alvo inclui alunas matriculadas no ensino fundamental (8º e 9º anos), no ensino médio e em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação de instituições públicas.
Ao estimular a educação, o ingresso na ciência, a formação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras STEM, o projeto realiza formações para alunas e docentes por meio de encontros (remotos e/ou presenciais) que abordam conteúdos técnicos relacionados aos miniprojetos que serão desenvolvidos.
Já o Meninas STEM Petrópolis Tec Hub é uma iniciativa promovida por uma rede de instituições de pesquisa, ciência e educação – entre elas, o Cefet/RJ Uned Petrópolis – e organizações sociais e empresariais. A rede propõe-se a reduzir a desigualdade de gênero e incentivar o letramento tecnológico, ampliando a participação feminina em ciência, tecnologia, engenharia e matemática na cidade. Para isso, utiliza a plataforma Scratch como ferramenta de ensino de programação de maneira lúdica e interdisciplinar, incorporando debates sobre gênero, direitos humanos e desigualdades.

Redes Sociais