Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Seminários do Friperj reúnem reitores, pesquisadores e autoridades no Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Seminários do Friperj reúnem reitores, pesquisadores e autoridades no Cefet/RJ

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 20h34 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2024, 13h40 | Acessos: 288

Mesa de abertura do evento. Da esq. para a dir.: Victor Saraiva (reitor do IFF), Cássia Turci (vice-reitora da UFRJ), Antonio Claudio da Nóbrega (reitor da UFF), Rosana Rodrigues (reitora da Uenf), Luiz Fernandes (secretário-executivo do MCTI), Mauricio Motta (diretor-geral do Cefet/RJ), Roberto Rodrigues (reitor da UFRRJ e presidente do Friperj), Ana Paula Giraux (reitora do Colégio Pedro II), Rafael Almada (reitor do IFRJ  e vice-presidente do Friperj), Gulnar Azevedo (reitora da Uerj) e José da Costa Filho (reitor da Unirio)

Nessa segunda-feira (25), a cerimônia de abertura do I Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (SEERJ) e do III Seminário de Economia Fluminense (SEF), reuniu, no Auditório 1 da Unidade Maracanã, representantes das dez instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro, além de membros do legislativo e do executivo municipal, estadual e federal. Os eventos são promovidos pelo Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Friperj).

Com o tema “Sistematização de pesquisas para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”, os seminários debaterão, até quarta-feira (27), na Unidade Maracanã, assuntos como saúde, educação, economia, questões étnico-raciais, cultura e meio ambiente, destacando pesquisas das dez instituições públicas de ensino superior do estado. A programação inclui quatro mesas-redondas com a participação de especialistas convidados e 33 sessões temáticas. O evento é organizado no âmbito do Programa Permanente de Pesquisa sobre o Estado do Rio de Janeiro., que foi lançado em maio de 2024 e conta com um pesquisador de cada instituição do Friperj.

Em seu discurso, o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, saudou as autoridades e os pesquisadores presentes e destacou a relevância do evento para além do ambiente acadêmico. “O Friperj tem esse papel articulador importantíssimo. Esperamos que os desdobramentos das discussões destes seminários se traduzam em transformações concretas para a sociedade fluminense”, enfatizou o diretor. Motta também abordou a transformação do Cefet/RJ em Universidade Federal Tecnológica como uma forma de a instituição contribuir ainda mais no desenvolvimento regional do estado, convidando a todos a contribuírem na construção coletiva desse projeto.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Fernandes, presente na mesa de abertura, ressaltou o potencial do Rio de Janeiro, antiga capital do país, para retomar seu papel de liderança como polo de inovação. "O Rio de Janeiro abriga grandes instituições do sistema nacional de ciência e pesquisa, como a Finep, o BNDES, a Fiocruz e a Biblioteca Nacional. Este debate é fundamental para enfrentar o desafio de integrar o desenvolvimento regional a um projeto nacional, incorporando os polos tecnológicos já consolidados na região", afirmou Fernandes.

O evento contou com a presença de representantes da FAPERJ, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, do Instituto Pereira Passos, da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), do Fórum Estadual de Educação, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do RJ, além de outras representações empresariais e demais atores da sociedade civil.

Sobre o Friperj

Criado em 2022, o Friperj tem o objetivo de apoiar a educação e promover debates interinstitucionais que incentivem pesquisas, integração acadêmica e formulação de políticas públicas. Em 2023, o fórum lançou o Prêmio Friperj-FAPERJ-IPP, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), que reconhece as melhores teses e dissertações sobre o estado, incentivando pesquisas voltadas ao desenvolvimento do Rio de Janeiro. Em novembro de 2024, o Friperj foi formalizado por meio de um CNPJ e da eleição da presidência, ampliando sua representatividade oficial no estado.

Clique aqui para ver as fotos do primeiro dia de evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página