Projeto do Cefet/RJ será adotado por prefeituras do RJ para controle de emissões de CO2
Pesquisadores do Cefet/RJ desenvolveram um painel de dados que promete auxiliar os municípios fluminenses a monitorarem e reduzirem as emissões de CO2 do transporte urbano. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Simulação Numérica (LabSIM) da Uned Itaguaí e contemplado no Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana, da FAPERJ. Além da capital, as primeiras cidades a adotarem o sistema são Itaguaí, Búzios, Cabo Frio e São Pedro D’Aldeia.
O painel de dados desenvolvido pela equipe é capaz de demonstrar, detalhadamente, as emissões de dióxido de carbono (CO2) e de material particulado, além de apresentar o consumo energético dos transportes movidos a diesel de todos os municípios do Rio de Janeiro. O sistema é uma ferramenta de baixo custo que permite aumentar a eficiência nas operações de transporte a partir de soluções urbanas mais sustentáveis, como a adoção de veículos elétricos e a ampliação da utilização do biodiesel.
Visualização parcial do painel. Os dados nacionais e municipais da ferramenta foram coletados na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no campo, envolvendo indicadores desde 2001
De acordo com a ferramenta, em 2023, a cidade do Rio de Janeiro concentrava quase 40% dos transportes coletivos e particulares movidos a diesel do estado. Ônibus e micro-ônibus correspondem a 8,3% da frota, enquanto caminhões representam 15%. No mesmo período, as emissões de CO2 na capital alcançaram 2,8 bilhões de kg/ano, equivalendo a 40% das emissões registradas em todo o estado.
Os dados acima podem ser obtidos por qualquer usuário por meio da visualização do painel, disponível no site do projeto. Na interface, é possível filtrar os dados das emissões de diesel por ano e por cidades específicas, além de pesquisar pela totalidade dos municípios e ter acesso às informações completas sobre o estado.
Expansão do projeto
Atualmente, o foco da demonstração do painel está no transporte de carga e de passageiros, mas, segundo os pesquisadores, o objetivo é expandir a ferramenta para outros meios de transporte, incluir dados em tempo real e acrescentar informações detalhadas sobre emissões provenientes das demais fontes de combustíveis, como gasolina, etanol, GNV e eletricidade.
Além disso, o projeto vai promover capacitações de agentes públicos com conhecimento técnico-científico, utilizando uma metodologia que permita contribuir para a criação de um sistema de transporte que seja não apenas eficiente e seguro, mas ambientalmente responsável.
Mestrado profissional
Intitulado “Desenvolvimento de metodologia de baixo custo para mensurar, reportar e verificar as emissões de CO2, MP e consumo energético em transporte urbano”, o estudo é liderado pela professora da Uned Maria da Graça Cintia de Oliveira e pelo professor da Uned Itaguaí Rodrigo de Freitas, que são, respectivamente, a coordenadora e o vice-coordenador do mestrado EAD em Energia e Sociedade do Cefet/RJ.
O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu a distância aprovado pela CAPES e está com edital aberto para seleção da primeira turma, com ingresso em 2025. Segundo Cíntia de Oliveira, os temas transporte, sustentabilidade e consumo energético estão diretamente ligados às áreas de pesquisa do mestrado e parte do conteúdo do projeto será ministrado no curso.
Também integram a equipe os alunos Aryane de Moura e Thiago Sagawe, do curso de Engenharia de Produção do Cefet/RJ, além de Joyce Caetano, graduanda no mesmo curso e doutoranda no Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ.
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