Cefet/RJ lança 1º processo seletivo com vagas remanescentes para pessoas refugiadas
Nesta quarta-feira (22), o Cefet/RJ abriu inscrições para vagas remanescentes em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, destinadas a pessoas refugiadas. Os interessados precisam atender aos seguintes requisitos: comprovar residência, nos últimos 12 meses, no Brasil ou em algum país da América Latina que tenha o espanhol como língua oficial, ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio e apresentar os demais documentos exigidos no edital. A inscrição custa R$ 10 e pode ser realizada até o dia 10 de fevereiro, pelo site https://processoseletivo.cefet-rj.br. Quem tiver direito à isenção da taxa deve solicitar o benefício até sexta-feira (24).
Este é o primeiro processo seletivo da instituição voltado exclusivamente para refugiados. Os cursos ofertados são Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Telecomunicações, na Unidade Maracanã; Energias Renováveis, na Uned Maria da Graça; e Logística, na Uned Itaguaí. Como são vagas remanescentes, o número exato de oportunidades em cada curso será divulgado apenas no final de fevereiro, após a conclusão das matrículas do edital regular e a convocação de todos os candidatos que estiverem na lista de espera.
Apesar da oferta de vagas em nove cursos, no ato da inscrição, os candidatos deverão selecionar opção “curso técnico de Administração – campus Maracanã”, a única que estará disponível no sistema. Essa escolha servirá para formar uma lista única de inscritos. Posteriormente, os aprovados poderão optar pela vaga de preferência de acordo com a ordem de classificação.
O processo seletivo será realizado no dia 23 de fevereiro, com uma prova objetiva composta por 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. As aulas estão previstas para começar em março e terão duração de dois anos, com encontros de segunda a sexta-feira, no turno da noite.
Conforme o coordenador dos cursos técnicos subsequentes da Unidade Maracanã, Flávio Cesário, o lançamento desse edital é uma ação de cunho social da instituição, prevista na Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Segundo ele, o propósito é permitir aos refugiados a continuação de seus estudos, com possibilidades de breve inserção no mercado de trabalho. “Neste primeiro edital, estamos focando em um público que tenha familiaridade com a língua portuguesa ou espanhola, para minimizarmos as dificuldades de comunicação”, explicou Cesário. Além disso, após o início das aulas, haverá encontros para acompanhar as necessidades de compreensão da língua portuguesa e oferecer suporte individualizado quanto à documentação e direitos básicos dos alunos.
Confira o edital de vagas remanescentes para refugiados em cursos técnicos subsequentes do Cefet/RJ.
Redes Sociais