Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Processo de elaboração do PDI 2025-2029

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 22h22 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 19h50 | Acessos: 659

Apresentação

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações num horizonte de cinco anos. 

O PDI é uma exigência nos processos de avaliação institucional e de cursos de graduação e pós-graduação, tendo um papel importante no processo de credenciamento e recredenciamento de IES, conforme disposto na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 (criação do SINAES) e no Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Assim, o PDI constitui-se não apenas de um instrumento de gestão, norteador do caminho a ser seguido e da forma como cumprir sua missão e alcançar seus objetivos, mas também um requisito legal para o recredenciamento de Instituições Públicas de Ensino Superior.

 

O PDI é um documento de construção coletiva. E para dar publicidade a todo o processo, esta página concentra todas as informações relevantes sobre a elaboração do PDI 2025-2029, tais como: notícias, comissões, etapas, formas de participação, documentos norteadores e materiais de apoio.

Não deixe de acompanhar e participar!

Contato

DIGES: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

DEDIN: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

   

Elaboração

O Guia de Elaboração do PDI 2025-2029 do Cefet/RJ, aprovado pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles em reunião realizada no dia 28 de maio,  apresenta a definição das diretrizes gerais e das atribuições das comissões responsáveis pela elaboração do PDI, bem como as diretrizes específicas por capítulo e o cronograma de etapas do processo de elaboração do novo PDI.

 

 

Comissões

Portarias de composição das comissões

Comissão Central

Comissão Técnica

Comissão Temática - Planejamento Estratégico

Comissão Temática - PPI

Comissão Temática - Plano de oferta cursos e vagas

Comissão Temática - Infraestrutura

Comissão Temática - Organização didático pedagógica

Formas de participação

 

Em breve serão divulgadas as datas de realização das consultas e oficinas!

Consulta pública

A plataforma Participa +Brasil será utilizada para a realização de consultas públicas dos textos das minutas dos capítulos.

Oficinas

A comissão responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico poderá realizar oficinas online e/ou encaminhar questionários para a elaboração do Planejamento Estratégico.

Questionários

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página