Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos (LabMTT)
Início do conteúdo da página

Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos (LabMTT)

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 19h57 | Última atualização em Quarta, 12 de Fevereiro de 2025, 12h52 | Acessos: 24

 

O Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos (LabMTT) trabalha sob a ótica da Metalografia Moderna, visando integrar conhecimentos teóricos e práticos acerca da metalurgia física das ligas ferrosas e não-ferrosas. O laboratório tem estrutura totalmente equipada para execução de tratamentos térmicos e análises metalográficas de metais ferrosos e não-ferrosos.

O LabMTT foi recentemente reestruturado e, atualmente, trabalha sob a ótica da Metalografia Moderna, visando integrar conhecimentos teóricos e práticos acerca da metalurgia física das ligas ferrosas e não-ferrosas. O laboratório tem estrutura totalmente equipada para execução de tratamentos térmicos e análises metalográficas de metais ferrosos e não-ferrosos. É equipado para atender às necessidades da comunidade acadêmica no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de prestação de consultorias à comunidade externa.

Cadastro PNIPE: Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

Atividades

As principais atividades desenvolvidas no laboratório incluem análises metalográficas qualitativa, semi-quantitativa e quantitativa de seções polidas de metais, ligas metálicas, refratários, minerais e polímeros, através de análise de imagens, análises e processamento de imagens, exames de acabamentos superficiais, fraturas de processos de fabricação e outros, ensaios de Dureza, medições de precisão, área, comprimento, largura e a realização de tratamentos térmicos e ciclos térmicos. 

Principais equipamentos

1. Equipamento de fluorescência de raios X para determinação de composição química de materiais, Vanta C-series, Olympus;
2. Microscópio ótico para observação metalográfica microscópica equipado com câmera digital, BX53m + SC50, Olympus;
3. Microscópio estereoscópico de baixa magnificação para observação metalográfica macroscópica, SZ61, Olympus;
4. Forno para realização de tratamentos térmicos até 1000 °C, jung3010, Jung;
5. Lixadeira/politriz duas velocidades, polipan 2, Pantec;
6. Lixadeira/politriz duas velocidades, aropol 2v, Arotec;
7. Máquina de corte, arocor250, Arotec;
8. Embutidora, pre30mi, Arotec;
9. Durômetro automático do tipo Rockwell, lc-200rb, Futuretech;

Equipe

Fabio da Costa Garcia Filho (coordenador) 

Sandro Pimentel Mirres

Joanes Silva Dias 

Raphael José Elino da Silveira  

Eduarda da Silva Belloni

Contato

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos

 

 

Fim do conteúdo da página