NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas)
____________________________________________________________________________________
NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas
Regulamento interno (aprovado pela Resolução N°02/2004)
O NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas é um núcleo permanente que tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar do estudante com necessidades educacionais específicas no Cefet/RJ.
O Cefet/RJ é composto pelo campus-sede Maracanã e mais sete campi no estado do Rio de Janeiro, que estão localizados em Angra dos Reis, Itaguaí, Maria da Graça, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis e Valença. Em cada unidade há um NAPNE instituído. O NAPNE é um Núcleo de assessoramento vinculado, no campus-sede Maracanã, à Diretoria de Ensino – DIREN e, nos campi, à Gerência Acadêmica.
Tem por finalidade desenvolver ações de implantação e implementação das ações inclusivas e as políticas de inclusão, referentes à pessoas com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e transtornos específicos de aprendizagem, conforme as demandas existentes em cada campus e região de abrangência. O NAPNE campus-sede Maracanã foi instituído pela portaria nº 484 de 2004 (CEFET, 2004), inicialmente chamado de NUPE (Núcleo de Apoio de Pessoas com Necessidades Especiais). Tratava-se de um núcleo, que foi criado em caráter nacional, através do programa TEC-NEP – Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) a partir do ano 2000.
Entende-se por estudantes com necessidades específicas pessoas que apresentam, permanente ou temporariamente, condição que gere limitações para o desempenho autônomo das capacidades físicas, sensoriais, intelectuais, de aprendizagem e de sociabilidade, além das altas habilidades, TEA ou transtornos específicos de aprendizagem.
Objetivo Geral:
Reduzir as barreiras atitudinais, físicas, pedagógicas e desenvolver estratégias, assessorar e orientar as propostas de educação inclusiva na instituição.
Objetivos Específicos:
Difundir a cultura de inclusão no âmbito do CEFET/RJ através de programas, projetos, assessorias e ações pedagógicas, contribuindo para as políticas de inclusão educacional da Rede Federal de Educação Tecnológica;
Desenvolver na instituição a cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade, promovendo a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas;
Desenvolver programas, projetos e ações inclusivas para o público interno - Ensino, externo – Extensão e de iniciação à pesquisa na instituição;
Assegurar a execução de políticas de entrada, permanência, participação e saída exitosa dos alunos público da Educação Especial;
Identificar e organizar os recursos de acessibilidade física, de comunicação, de tecnologia assistiva e didático-pedagógicos, considerando as necessidades específicas de cada estudante acompanhado pelo NAPNE;
Participar das reuniões de planejamento e Conselho de Classe sempre que houver demanda dos professores, coordenadores ou equipe pedagógica;
Promover a reflexão, discussão e divulgação da legislação e políticas públicas atuais;
Apoiar a formação continuada de profissionais na área de educação inclusiva;
Apoiar na construção de materiais didáticos para alunos com necessidades educacionais específicas sensoriais visuais: transcrever, escanear, imprimir em Braille, descrever imagens, auxiliar os servidores na construção do material para as aulas, bem como assessorar a comunidade interna e externa acerca de algumas atitudes pertinentes perante às PNEEs (pessoas com necessidades educacionais específicas).
Redes Sociais