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CPPD EM RETROSPECTIVA

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 18h45 | Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 13h13 | Acessos: 3521

Toda comissão tem uma história por trás. A nossa começou ao sermos eleitos e concretizou-se em março de 2024. Nesse caminho, tivemos gradativamente acesso ao SUAP, onde recebemos muitos processos e os classificamos conforme a sua natureza, para finalmente analisá-los.  Em seguida, chegaram aos poucos, o acesso ao e-mail institucional da CPPD, o acesso ao Banco do Simec para os sorteios das bancas de RSC e muito recentemente, tivemos acesso à sala física da comissão, no Campus Maracanã. Realizamos periodicamente reuniões para análise de casos e estreitamos laços para trocas e melhor entendimento dos trâmites, com a DGP.   

 

A CPPD EM NÚMEROS

 

ATAS

RT

PROGRESSÕES/

PROMOÇOES

RSC

PROMOÇÃO À TITULAR

AFASTAMENTO/

CAPACITAÇÃO

OUTROS

1

75

15

 

 

5

5

2

11

27

1

1

 

 

3

10

11

1

 

2

 

4

2

14

2

 

 

 

5

2

24

5

2

1

3

6

3

13

2

   

5

9

1

8

     

11

7

29

6 3   1

12

3

15

    2 9

15

1

12

  4 8 1

16

4

22

1 3 1 6

17

2

11

1 1   2

18

1

18

2 1   1

19

1

25

6     2

20

 

11

2 1    

21

 

12

8 3   5

23

1

7

1 2   3

24

 

8

       

25

 

2

2 2   2

26

 

7

3      

 

 

O que fizemos em 2024?

 

Conduzimos até o dia 30 de dezembro de 2024,  um total de 548 processos. Sendo estes, em sua maioria, formados pelas Progressões/Promoções, que inserem as mudanças de níveis/classes, assim como as Acelerações e aprovações de Estágio Probatório  e os processos de Retribuição por Títulos. Hoje, temos 136 processos em aberto,  para cuidar e que já estão sendo distribuídos aos membros da equipe. Em outras palavras, conseguimos analisar e encaminhar cerca de 80,11 % dos processos, do total que recebemos.

 

Nosso segredo

 

A atual gestão não lida com números de processos, mas com as pessoas que são representadas por eles. Seguimos criteriosamente a ordem em que aparecem para nós, pois o SUAP nos indica o tempo de inatividade de cada processo, e procedemos as análises devidas com muita dedicação. Em 2024, não paramos no período da greve e em 2025 nos organizamos para que tenha sempre um membro de plantão, mesmo no período das férias coletivas. 

Nos comunicamos por e-mail, pelo próprio processo, via Suap, e pela Plataforma Teams, da Microsoft, sempre que necessário. Há uma sala da CPPD no Campus Maracanã, para atendimentos presenciais sempre que necessários e marcados via e-mail. O horário de atendimento, nesse local, está condicionado aos horários dos docentes membros de lá.

 

Nossas maiores dificuldades

 

Poucos sabem dos trâmites, desde a chegada de um processo até o seu encaminhamento à DGP,  e tão logo seja possível, faremos e divulgaremos os fluxogramas de cada processo que cuidamos. Essa é uma das metas que discutimos em uma das nossas primeiras reuniões, no início de março de 2024.  Optamos nesse momento por não os fazer, para dispensar nosso tempo nas análises e encaminhamentos  de um  maior número de processos possíveis, pois há muitos ainda na fila. Os processos que chegam com dados errados, faltando assinaturas, faltando comprovantes, com a CCO errada, são os maiores entraves à nossa análise e fluidez.

Quando o assunto é RSC, após o sorteio da banca de avaliadores, encaminhamos os convites e aguardamos os seus aceites. Uma vez que aceitem realizar a análise, teoricamente deveriam encaminhar à CPPD seus pareceres em até 10 dias úteis. Essa dinâmica, em sua grande maioria, fica dificultada, pois os avaliadores nem sempre respondem prontamente, nos levando a realizar outros sorteios e a retomar ao processo praticamente do zero.

 

Nossos desafios

 

                  A gestão atual da CPPD já está produzindo documentação tanto interna quanto externa, para orientar a condução dos  seus processos, de forma a dar transparência ao seu fazer e a criar mecanismos de facilitação a todos os envolvidos, a começar pelos membros da equipe, chegando aos docentes que solicitam suas análises.

                  Trabalharemos, em breve, na formação dos processos em si, pois após estudo, percebemos que uma grande parte da comunidade tem dificuldade de montar seus processos, assim como inseri-los no SUAP. Faremos visitas aos campi para essa ação, levando as informações pertinentes que somarão na produção e inserção dos processos no sistema, pois entendemos que se esses chegarem com uma menor margem de erro, ganharemos celeridade na condução.

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