Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Qualidade de vida

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h21 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 17h16 | Acessos: 1219

A melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho visa atender e satisfazer as necessidades dos colaboradores enquanto desempenham suas atividades na organização. As organizações devem buscar medidas ou desenvolver programas que promovam a saúde e contribuam para o desenvolvimento social e profissional de seus colaboradores, e consequentemente, que se crie um ambiente de trabalho saudável.

Cabe destacar alguns ELEMENTOS e AÇÕES que promovem saúde, e melhoram a produtividade e a eficiência da instituição.

O CEFET/RJ apresenta um BOSQUE com árvores, arbustos e outras espécies características da Mata Atlântica. Um local agradável para se estar e se encontrar.

 

 

Há um setor na instituição, a DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE E PERÍCIAS (DASPE), que busca orientar o servidor no uso de atividades, na promoção e educação em saúde, na gestão do restaurante estudantil e acompanhamentos de situações que lidam com a saúde do trabalhador, como o projeto que auxilia no controle da pressão arterial, lançado em abril de 2024. No caso do monitoramento de servidores que solicitam afastamento, há um indicador TEMPO DE AFASTAMENTO POR LICENÇAS MÉDICAS, que é observado desde 2018 no CEFET/RJ.

 


Gráfico 1 - Número de dias de afastamento por licenças médicas - 2018 a 2023

 

Para perceber algum tipo de melhoria no indicador, estabeleceu-se uma meta: REDUZIR EM 5% O NÚMERO DE DIAS DE AFASTAMENTOS POR ANO.

Meta (2022/2023): Redução de 14,9% - ALCANÇADA
Meta (2021/ 2022): Aumento de 57% - NÃO ALCANÇADA
Meta (2020/ 2021): Redução de 3,1% - NÃO ALCANÇADA
Meta (2019/2020):  Redução de 62,1% - ALCANÇADA
Meta (2018/ 2019): Redução de 42,3% - ALCANÇADA

 

Para colaborar no atendimento à meta, cabe destacar algumas AÇÕES empreendidas pelo CEFET/RJ, como: constituir programas contínuos de atenção preventiva à saúde dos servidores e colaboradores, por exemplo, a realização de CAMPANHAS DE APOIO INSTITUCIONAL e de DOAÇÃO DE SANGUE. Além de práticas educativas sobre ergonomia e meditação no ambiente de trabalho, ginástica laboral e outras - aula de yoga.

 

 

A SEÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR, que está vinculada a DASPE, elaborou uma cartilha ilustrada com orientações sobre o que fazer em casos de incêndio. A prevenção e a resposta adequada são fundamentais para garantir a proteção de todos.

O CEFET/RJ, com base na lei no 10.098 / 2000, vem implementando AÇÕES/ MECANISMOS que promovem a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. 

 

Piso tátil

 

Sinalizador visual para os degraus das escadas: faixa fotoluminescente auto-adesiva

 

Mapa tátil para pessoas com deficiência visual

 

Com a proposta de ampliar a pluralidade nas artes visuais, a GALERIA CUBO DE VIDRO, no CEFET/RJ, realizou diversas exposições ao longo de 2023. Galeria Cubo de Vidro – que fica no térreo do Bloco C do campus Maracanã.

Mais informações sobre as exposições em: https://www.instagram.com/cubodevidro?igsh=MTdtbTB3ZjdydWxjZQ==

 

Exposição "Ilhas do Rio" na Galeria "Cubo de Vidro" no CEFET/RJ , ocorrida em outubro de 2023.

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página