Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Campus Maria da Graça - Histórico

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 18h48 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 12h18 | Acessos: 6537

Em 1997, o Cefet/RJ assumiu, em comodato, a unidade de produção de material escolar da extinta Fundação de Assistência ao Estudante – FAE, órgão vinculado ao Ministério da Educação –, e deu início a um audacioso projeto de revitalização do espaço fabril, implantando o seu novo campus – denominado Maria da Graça – em uma região de grande demanda por ensino médio e educação profissional.

Antecipando-se às políticas de ação afirmativa, o primeiro convênio ali estabelecido foi com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – atual SEEDUC/RJ: no colégio de ensino médio criado no campus, o C.E. Prof. Horácio Macedo, anualmente, passaram a estudar 700 alunos, todos oriundos do ensino fundamental realizado em escolas públicas.

No ano de 2000, iniciou-se o curso técnico de Automobilística. Ao lançar as bases do Núcleo de Tecnologia Automotiva (NTA) no campus, o Cefet/RJ abriu significativo canal de relacionamento com empresas parceiras.

No campus Maria da Graça, foram desenvolvidos projetos de extensão voltados ao atendimento da comunidade local – que inclui a população do Complexo do Jacarezinho e entorno –, estimada em 600 mil moradores. A esses projetos acorreram também outros grupos, dado o alcance do sistema de transporte urbano no bairro. Além do serviço de linhas de ônibus, uma estação da linha 2 do metrô localiza-se em contiguidade à entrada lateral da escola, facilitando o acesso dos que chegam de bairros ou municípios vizinhos.

campus Maria da Graça, inaugurado em 9 de junho de 2006, vem permitindo a ampliação e progressiva otimização das ações implementadas na região, corroborando a política pública para a educação profissional assumida pelo atual governo, ao entender que a educação profissional e tecnológica tem compromisso com a redução das desigualdades sociais, com o desenvolvimento socioeconômico e com a vinculação à educação básica e a uma escola pública de qualidade.

No ano de 2014, o campus passou a ofertar os cursos integrados ao ensino médio: Automação Industrial, Manutenção Automotiva e Segurança do Trabalho. 

*** em construção ***

registrado em:
Fim do conteúdo da página