Estudantes simulam negociações da ONU
Atuar em negociações internacionais como membro da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse foi o desafio lançado aos alunos do Cefet/RJ pelo I LEANI MUN, modelo de simulação diplomática realizado pelo Laboratório de Relações Internacionais do curso LEANI entre os dias 16 e 18 de outubro. A adesão superou as expectativas dos organizadores: mais de 120 inscritos, entre alunos dos ensinos médio e superior.
A abertura do evento, no dia 16, contou com a presença da coordenadora do LEANI, Adriana Ramos, do professor de Relações Internacionais do Cefet/RJ Elizeu Santiago e do representante do centro de informações das Nações Unidas Maurizio Giuliano. Os debates iniciaram com a mesa “Crises humanitárias e refugiados”, composta por Alessandro Biazzi, do Cefet/RJ; Aryadne Bittencourt, da PARES Cáritas RJ; Yasmin Lima, do time Enactus Cefet/RJ; Nsuka Kaluba, da Comunidade Congolesa RJ. Em seguida, Maurizio Giuliano proferiu a palestra magna “Repensando a Organização das Nações Unidas: importância global e desafios contemporâneos”.
As sessões de negociação internacional, realizadas nos dias 17 e 18, contemplaram dois temas: “Desarmamento e segurança internacional” e “Crises humanitárias e refugiados”. Os participantes se organizaram em delegações, que representaram os países-membros da ONU nos debates e, ao final, apresentaram resoluções contendo medidas sobre os temas em pauta.
Saiba mais sobre o LEANI MUN.
Redes Sociais