Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto “Música no Cefet” receberá Matheus Maciel para o próximo concerto didático
Início do conteúdo da página

Projeto “Música no Cefet” receberá Matheus Maciel para o próximo concerto didático

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 17h43 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 17h43 | Acessos: 800

No dia 18 de setembro, às 9h30, o projeto de extensão “Música no Cefet” realizará um concerto didático na instituição. O evento ocorrerá no Auditório de Artes da Unidade Maracanã e será aberto ao público. Nesta edição, o projeto receberá Matheus Maciel, que é violonista, arranjador e compositor. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Artes (COARTES) da Unidade Maracanã e a Escola de Música da UFRJ, é coordenada por Daniela Spielmann e Bruno Repsold Torós, professores do Cefet/RJ, e por Sheila Zagury e Marcello Gonçalves, docentes da UFRJ, pianista e violonista, respectivamente.

O projeto “Música no Cefet” é inspirado nos concertos didáticos, que são práticas de apreciação musical destinadas a públicos diversos, objetivando a passagem de conhecimento em vários níveis perceptivos, dentre eles: a criação do senso estético, o prazer da apreciação, o estímulo à percepção e à formação cultural sensível. Os participantes adquirem, além da experiência musical e perceptiva, informações sobre os compositores, sobre as obras e a interpretação musical, incluindo a experiência pessoal dos performers, que comentam suas escolhas de estudos e formação musical.

Matheus Maciel é bacharel em violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciado em música pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Teve seu primeiro disco de violão solo lançado em 2021, intitulado “Brevidades”, com um repertório completamente autoral. Fez a direção musical de diversos trabalhos de artistas da região sul-fluminense, gravando álbuns e singles e organizando concertos. Atualmente, cursa mestrado profissional em Música na UFRJ, com uma pesquisa sobre a produção de música instrumental sul-fluminense e organização de um repertório para violão solo exclusivo de compositores dessa região.

Fim do conteúdo da página