Docentes participam de palestra sobre prevenção e enfrentamento ao assédio sexual
Palestra direcionada aos docentes do Cefet/RJ abordou a importância do combate ao assédio sexual no ambiente escolar
Nesta terça-feira (30), por iniciativa da Diretoria de Ensino (DIREN), os professores do Cefet/RJ participaram da palestra “Enfrentamento ao assédio sexual nas IFES”, no Auditório 1 da Unidade Maracanã. A atividade foi conduzida pela procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Cefet/RJ, Daniela Carvalho, pelo Procurador Federal Júlio Francisco e pela Corregedora do Cefet/RJ, Andrezza Costa. A ação integrou o cronograma de recepção aos docentes, visando ao início do ano letivo de 2024.
Durante a atividade, os palestrantes falaram a respeito das práticas que podem se configurar como assédio sexual e abordaram as formas de violação e possíveis penalidades, de acordo com a Lei nº 14.540, de 3 de abril de 2023. O evento destacou exemplos de casos de assédio e de condutas inadequadas, ressaltando ser fundamental a denúncia para assegurar um ambiente mais respeitoso na relação entre professor e aluno e entre colegas de trabalho, independentemente dos níveis hierárquicos.
Ao concluir a sua fala, a corregedora Andrezza Costa propôs uma reflexão ao público presente: “é essencial que cada um seja agente modificador de paradigmas, em que a impessoalidade dentro do local de trabalho possa nortear as ações que envolvem relacionamentos sociais em busca de um ambiente melhor”.
Redes Sociais