Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes do Cefet/RJ são premiados em desafio brasileiro de pensamento computacional
Início do conteúdo da página

Estudantes do Cefet/RJ são premiados em desafio brasileiro de pensamento computacional

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 17h30 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 17h31 | Acessos: 154

Da esq. para a dir., os estudantes Ricardo Kalil, Thiago da Cruz, Daniel Barbosa e Thiago de Azevedo e o professor João Quadros

Quatro alunos do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio da Unidade Maracanã conquistaram medalhas no Desafio Bebras Brasil 2024, competição brasileira de pensamento computacional. Ao todo, 12 estudantes do Projeto Grupo Robótica do Maracanã (PGRM) participaram do torneio, que reuniu estudantes de aproximadamente 300 escolas brasileiras. As medalhas foram entregues na última quinta-feira (12).

Os premiados são Ricardo Kalil (medalha de ouro); Daniel Barbosa e Thiago da Cruz (medalhas de bronze) e Thiago de Azevedo (medalha de honra ao mérito). O professor responsável pelo PGRM, João Quadros, coordenou os alunos na competição. “Pela primeira vez, o Cefet/RJ participou desse desafio com os estudantes do nosso projeto e já começamos com boas premiações. Esse resultado mostra, mais uma vez, a qualidade de nossos alunos”, comemorou o docente.

Sobre a competição

O Desafio Bebras acontece em mais de 70 países e foi aplicado no Brasil pelos mesmos organizadores do Concurso Internacional Canguru de Matemática. O objetivo da disputa é desenvolver o pensamento computacional e chamar a atenção para a ciência da computação, convidando os participantes a usarem habilidades e competências essenciais para o futuro.

A competição é aberta a alunos do 3º ano do ensino fundamental I até o 3º ano do ensino médio e a inscrição é feita pela própria escola. Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios em ciência da computação, programação ou robótica. Os competidores respondem a uma prova, durante uma hora, com 12 questões focadas em raciocínio lógico e resolução de problemas.

Para saber mais, acesse a página do Desafio Bebras Brasil.

 

Fim do conteúdo da página