Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto que visa reduzir efeitos de enchentes vence etapa local do Invent For The Planet
Início do conteúdo da página

Projeto que visa reduzir efeitos de enchentes vence etapa local do Invent For The Planet

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 14h18 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 14h19 | Acessos: 294

 

Trinta e cinco estudantes da graduação e da pós-graduação do Cefet/RJ e da UFRJ participaram da disputa

A equipe Gaia, responsável por desenvolver um projeto que busca diminuir os riscos das enchentes nas cidades, conquistou a etapa local do Invent For The Planet (IFTP) 2025. A competição foi realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na Unidade Maracanã. Com o objetivo de desenvolver iniciativas inovadoras para problemas do planeta em 48 horas, o IFTP reuniu 35 estudantes da graduação e da pós-graduação do Cefet/RJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divididos em seis times. As equipes ShelterX e HabiTech ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugar.   

O projeto da equipe Gaia aborda o desenvolvimento de módulos com elevada capacidade de drenar a água da chuva para o solo. Os módulos permitem uma montagem rápida de jardins de chuva com diversas configurações em pisos impermeáveis, como calçadas. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Paulo Luz (graduação em Engenharia de Produção), Rogério Júnior (mestrado em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais) e Yayenca Frachia (doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) do Cefet/RJ, além dos estudantes Gabriel Sousa e João Marins da Silva, da UFRJ.

A equipe Gaia conquistou a etapa local do IFTP 2025 com um projeto que busca minimizar o impacto das enchentes nas cidades

O Invent For The Planet é uma iniciativa organizada pela Texas A&M University e reuniu, neste ano, 1.000 alunos, de 51 instituições em 30 países. A competição é composta por duas etapas: a local e a fase final. A decisão será disputada entre os cinco melhores times do mundo, escolhidos por uma comissão julgadora. A organização divulgará os finalistas ainda no mês de fevereiro e a disputa está programada para acontecer em abril, nos Estados Unidos.

Trajetória de conquistas

Alunos do Cefet/RJ e da UFRJ representaram o Brasil na fase internacional do IFTP nas edições de 2019, 2020, 2022 e 2023. Em 2019, a equipe Tupã foi campeã ao criar um sistema composto por um boné e um bastão equipados com sensores ultrassônicos que acionam dispositivos de vibração para auxiliar pessoas com deficiência visual. Já em 2020, a equipe Corais garantiu o título ao desenvolver um sistema de filtragem para os microplásticos liberados durante a lavagem de roupa. Em 2022, a equipe eVerde também ficou entre as melhores e disputou a fase internacional da competição.

Clique aqui para saber mais informações e ver outras fotos do evento.

Fim do conteúdo da página