Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de formação de tutores reforça práticas de cuidado e permanência estudantil
Início do conteúdo da página

Curso de formação de tutores reforça práticas de cuidado e permanência estudantil

Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2025, 17h35 | Última atualização em Terça, 11 de Novembro de 2025, 18h27 | Acessos: 427

Com o objetivo de contribuir para a permanência e o desenvolvimento de alunos ao longo trajetória escolar, o projeto Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento Acadêmico e Cultural (GIDAC) promoveu, na última quinta-feira (6), o curso “Tutoria: construindo caminhos de cuidado e mediação pedagógica”. A atividade, realizada no Auditório 2 da Unidade Maracanã, reuniu professores, servidores técnico-administrativos e estudantes interessados em atuar na prática educativa voltada ao combate à evasão escolar. O GIDAC é coordenado pelos professores Wallacy Prado e Kátia Aguiar, da Unidade Maracanã.

Da esq. para dir. Irene de Barcelos, chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET), Dayse Pastora, diretora de Ensino (DIREN) e Vanessa Brunow (tutora e palestrante do evento)

Na mesa de abertura, a diretora de Ensino, Dayse Pastore, destacou a importância da iniciativa e afirmou que a Diretoria de Ensino (DIREN) está de portas abertas para eventos que incentivem a formação docente e o fortalecimento das ações de tutoria, manifestando o desejo de que o projeto se estenda a outras unidades da instituição. Já a chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico, Irene de Barcelos, ressaltou que o curso representa um momento de troca de experiências e valorização do trabalho coletivo dos voluntários do GIDAC, fundamentais para a permanência e o êxito dos estudantes.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Vanessa Brunow, que abordou o tema da evasão escolar como um desafio nacional e não apenas institucional. Segundo ela, o projeto busca acolher um público que enfrenta situações de vulnerabilidade social. “Nosso propósito é inverter a lógica e direcionar o olhar para alunos que, cotidianamente, são excluídos por um sistema meritocrático, racista e elitista da nossa sociedade”, explicou. Vanessa lembrou que o GIDAC iniciou suas atividades em 2018, com foco no atendimento a ingressantes oriundos de contextos economicamente desfavorecidos. Com o passar dos anos, o público atendido cresceu exponencialmente e também se transformou, passando a ser composto majoritariamente por alunos que repetiram de ano.

A professora Vanessa Brunow palestrou na abertura sobre os desafios do combate à evasão escolar a apresentou os avanços do projeto ao longo dos anos nas atividades de tutoria

Em 2024, o projeto conquistou um novo espaço físico, localizado no Pátio Azul da Unidade Maracanã, marcando uma nova fase de expansão. Atualmente, o GIDAC conta com clube de leitura, visitas técnicas trimestrais, atendimento semanal com reforço escolar e garante almoço aos participantes em dia de atividades. “Começamos com 40 alunos atendidos e, no ano passado, chegamos a 187, com índice de aprovação superior a 70% entre os tutorandos. Conseguimos superar o estigma de que a tutoria era um espaço para quem não aprende, transformando-se em um lugar desejado pelos próprios alunos”, ressaltou Vanessa.

Ao longo do dia, o curso também promoveu discussões sobre o apoio a estudantes com necessidades educacionais específicas, as relações de gênero e diversidade na escola e os desafios da juventude contemporânea, reforçando a proposta do GIDAC de atuar de forma sensível, inclusiva e comprometida com o sucesso e bem-estar dos alunos.

Clique para conferir as fotos do evento.

Fim do conteúdo da página