Projeto sobre racismo algorítmico do NEABI Uned Maria da Graça fica em 1º lugar em edital nacional
Intitulado “Formação tecnológica e igualdade racial: desenvolvendo uma disciplina optativa sobre racismo algorítmico e questões étnico-raciais”, o projeto do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Cefet/RJ Uned Maria da Graça foi um dos 60 selecionados em todo o país no âmbito do Projeto Redes Antirracistas de ensino, pesquisa e extensão. O edital é promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Instituto Federal de Brasília, e financiado pela Finatec.
O objetivo do projeto é ampliar a compreensão de que a tecnologia, enquanto produto social, reflete os vieses e preconceitos da sociedade em que é concebida, contribuindo para o debate sobre igualdade racial no contexto tecnológico. A iniciativa terá início em 2025 e será desenvolvida em duas etapas: a criação da disciplina sobre racismo algorítmico no primeiro semestre e sua aplicação no segundo semestre de 2025.
A coordenação das atividades será feita pelos professores Mariana Lima e Eduardo da Silva, que vão orientar um aluno de graduação e uma aluna do ensino médio na criação e na aplicação da disciplina. O objetivo é que o modelo seja posteriormente implementado em toda a rede federal de ensino.
Redes Sociais